Guararema, uma cidade cada vez mais solar

Você sabia que Guararema possui 578,33 kW de potência de energia solar instalada? * Fique sabendo que nos próximos meses essa potência vai aumentar ainda mais! Este aumento irá ocorrer por conta das obras que estão em andamento na cidade e que são de responsabilidade da Solstício Energia.

Já não é novidade o crescimento da energia solar em nosso país, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e a cidade de Guararema está no mesmo caminho. A Solstício Energia atua em Guararema dês do ano de 2016, quando Joel Fiorda, proprietário do Guararema Calhas, se tornou um de seus principais representantes. De lá para cá já são vários os clientes que estão usufruindo da energia do Sol na região.

Projetos instalados pelo parceiro Joel Fiorda e pela Solstício Energia.

Em todos estes anos de parceria, já foram cerca de 30 projetos instalados e quase 0,5 MW de potência instalada na região! Em níveis de comparação, os sistemas que instalamos têm a capacidade de abastecer cerca de 341 casas populares!

Hoje, os projetos que realizamos na cidade de Guararema representam quase 25% dos sistemas de energia solar da região!

E como funciona a Energia Solar?

Quando um sistema fotovoltaico estiver gerando eletricidade, esta será consumida no local. Caso a geração seja maior que o consumo, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos de energia. Quando a geração for menor do que o consumo, será utilizada a energia da própria rede elétrica. Os créditos de energia possuem o mesmo valor da eletricidade da rede  (em kWh) e podem ser utilizados para abater o consumo, diminuindo, assim, o valor da conta de energia.

Ao final do mês, é realizado o balanço de quanto foi injetado e quanto foi consumido. Caso em um mês a geração tenha sido maior que o consumo, os créditos de energia podem ser utilizados nos meses seguintes com validade de 60 meses. Isto é válido para residências, comércios e indústrias e está previsto na Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL.

Assista o vídeo abaixo para entender melhor:

 

As novas obras de Guararema

Os próximos sistemas já estão em processo avançado de implantação e em breve estarão em funcionamento. Com isso esperamos que a potência instalada da cidade seja de pelo menos 751,73 kW nos próximos meses. Guararema, mais do que nunca, está a caminho de ser uma cidade solar.

 

Live: Energia Solar na região de Guararema – Solstício energia e Joel Fiorda

Recentemente realizamos uma live para falar um pouco do crescimento da energia solar e da nossa atuação nesta região tão importante para o Estado de São Paulo. Aproveitamos para tirar algumas dúvidas do público e para apresentar um pouco mais da história do Joel na energia solar.

Para assistir a Live Completa, é só clicar no player abaixo:

Galeria dos nossos projetos na região de Guararema

Conheça alguns de nossos projetos de energia solar na região de Guararema.

Quer fazer parte desta mudança?

 

*Verificado em 04/03/2021 em: https://www.aneel.gov.br/

Lista completa de conteúdos sobre a Revisão da REN 482

TECNOLOGIA: Tudo sobre o Rastreador Solar

Como foi o Curso Avançado de Usinas Solares

 

 

 

 

 

 

A Semana de Engenharia Elétrica da UNICAMP

Conheça o Laboratório de Energias Renováveis da PUC Campinas

Capa da matéria: Energia Solar no Agronegócio, mostrando o sistema solar fotovoltaico finalizado.

Case: Energia Solar no Agronegócio

Post a comment

Your email address will not be published.

Veja também