Você sabia que existem estratégias capazes de aumentar a eficiência energética até para quem não tem energia solar para empresas? Ou seja, é possível produzir mais e gastar menos.

Eficiência energética é um assunto essencial. Não apenas porque contribui para o meio ambiente, mas também por ter um papel importante na produtividade e em questões econômicas, tanto para empresas de pequeno quanto de grande porte.

Logo, mesmo pequenos negócios que investem em eficiência energéticas tornam-se mais modernos e competitivos no mercado em função de um consumo mais ajustado à sua necessidade operacional. Um sistema de Energia Solar para Empresas é a alternativa mais vantajosa para, de imediato, ter economia no caixa e poder monitorar a cadeia de consumo energético com os recursos que esses sistemas oferecem.

É viável para seu negócio?

Os sistemas de Energia Solar para empresas, evoluem a cada dia e, por este motivo, são mais fáceis de instalar e exigem menos espaços – já que as placas solares estão mais potentes. A instalação é simples e pode ser feita em telhados, espaços desocupados nos terrenos das empresas, varandas ou até mesmo em outro endereço. A única regra é que o sistema seja implementado na área de concessão da distribuidora de energia da empresa, por um processo chamado de compensação de energia.

Atualmente, investimentos em Sistemas Solar Fotovoltaicos são mais rentáveis que alguns fundos de investimentos bancários e uma das principais formas de diminuir o valor da tarifa da energia elétrica, que pode ser reduzida em até 95%.

O fato de o custo com energia elétrica ser um dos maiores gargalos para os empresários brasileiros tem despertado cada vez mais o interesse de empresas em se atualizarem para o modelo de energia sustentável. Já é uma tendência entre os vários setores produtivos do país.

Preparamos mais 5 dicas imperdíveis que podem fazer uma grande diferença em como sua empresa consome energia. Esperamos que goste 😉

  1. Instale já sensores de presença

Instalar sensores de presença é uma dica de “ouro” para aumentar a eficiência energética, inclusive para quem não possui um sistema de energia solar para empresas. Principalmente, em ambientes nos quais os colaboradores da empresa ficam por períodos curtos, tais como banheiros, copas e cantinhos do café. Essa é uma alternativa segura e eficiente para que as luzes não fiquem acesas à toa. Com os sensores de presença, as lâmpadas ficarão acesas apenas quando for necessário, ou seja, quando alguém estiver ocupando o respectivo local.

  1. Isolamento térmico faz diferença

Para os dias de muito calor, quando o ar-condicionado se faz necessário, mas aumenta demais o consumo de energia, uma opção é o isolamento térmico, que pode manter a temperatura dos ambientes internos menos vulneráveis ao calor externo e reduzir o uso do ar. Janelas duplas, com camada de ar entre os vidros, reduzem a troca do calor que vem de fora. Se você ainda tem energia solar para empresas, anota aí.

  1. Você usa Automação e controle?

Alguns sistemas ajudam a economizar na conta da energia elétrica e, em paralelo, aumentar a eficiência energética nas empresas. Entre eles, os sistemas de automação, que podem controlar o consumo, bem como a intensidade da energia elétrica, o mais legal é que esses sistemas funcionam para quem tem energia solar para empresas ou não. Essas ferramentas podem também regular a temperatura dos ambientes e otimizar o uso do ar-condicionado e da iluminação. Esses sistemas funcionam por meio de hardware ou software programados especificamente para controlar o uso exagerado da energia.

  1. Respire melhor e economize

A eficiência energética depende também de um simples fator: a circulação correta do ar. Quanto mais eficiente for essa circulação, mais redução de gastos o empresário terá com refrigeração, por exemplo. Não se deve pensar apenas na função “entrada do ar” para os ambientes, mas também nas saídas. Logo, é preciso ter janelas e portas com dimensões parecidas, de modo que o vento circule com fácil acesso. É uma dica que, além de trazer economia, também ajuda para que os ambientes tenham um ar mais puro, independente de você ter um sistema de energia solar para empresas ou não. Respire melhor e gaste menos.

  1. Procure apoio externo

Cuidado com medidas “caseiras”! Sempre que possível, busque apoio de especialistas externos, cujos serviços incluam projetos de eficiência energética. O objetivo é adquirir conhecimento sobre a energia limpa, por exemplo, e evitar desperdícios. Os sistemas de energia solar para empresas são ótimas opções para quem quer alinhar suas atividades corporativas à eficiência energética com atitudes sustentáveis.

A energia solar é uma forma responsável e consciente de melhorar o uso da eletricidade. É também um jeito racional de buscar recursos e aumentar a eficiência energética. Pagar mais barato, sem desperdício: é disso que se trata!

Uma dica extra imperdível

Quem opta por um sistema de energia solar para empresas pode aproveitar o sistema por até 25 anos, ao passo que os equipamentos utilizados são resistentes às mudanças climáticas, independentemente das incidências solares, chuva e ventos fortes. Por isso, nada mais inteligente para aumentar a eficiência energética para empresas do que a energia solar. O retorno da eficiência é garantido e a aprovação dos consumidores pelo exemplo sustentável também.

O você achou dessas dicas? Vale muito a pena unir atitudes mais sustentáveis e economia não é mesmo?

Quer se aprofundar nesse assunto?

Nós elaboramos um material exclusivo para quem tem interesse em eficiência energética para a sua empresa ou indústria. Neste e-book nos aprofundamos neste tema de forma a ajudar o gestor a melhorar a eficiência energética em sua empresa. É só clicar na imagem abaixo para ir para a página de download!

Veja também