Lançamento do Curso Avançado de Usinas Solares Fotovoltaicas

Portal Solstício Energia

Lançamento do Curso Avançado de Usinas Solares Fotovoltaicas


O curso realizado pela Solstício Energia junto com a EnergyCom abordando os aspectos do projeto de Usinas Solares

Com a expansão da energia solar fotovoltaica no Brasil, nasce também a demanda pela capacitação adequada de profissionais para o trabalho na área. Seja no campo de obra, no escritório de engenharia ou na sala de negociação, o crescimento do mercado está demandando o crescimento e a evolução de toda uma cadeia de valores. Mesmo em uma economia desacelerada assistimos em primeira mão contratos gigantescos sendo fechados, usinas solares saindo do papel, e pessoas sendo empregadas. O cenário aqui é bem diferente dos outros setores do nosso país.

É neste cenário que nasce a parceria entre a Solstício Energia e a EnergyCom para atuar em capacitação e treinamento, iniciando pelo Curso Avançado de Usinas Solares.

O Curso

O objetivo do curso é compartilhar a experiência acumulada pela Solstício Energia em 7 anos de trabalho e mais de 350 projetos realizados, abordando todos os aspectos essenciais para projetos de usinas solares fotovoltaicas, com temas que passam pela regulação vigente, modelagem de negócios e modelagem financeira, desenvolvimento de projetos, projeto elétrico, projeto civil, comissionamento, além de visitas técnicas à fábrica da Ingeteam e à uma usina solar com tecnologia de rastreamento solar.

A primeira turma do curso ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2019 na sede da EnergyCom em Campinas. O curso contou com os professores Bruno Lima, Gustavo Vieira, Rafael Kotchetkoff Carneiro e Guilherme Elias da Solstício Energia, falando sobre regulação, projeto civil e projeto elétrico de uma usina fotovoltaica, e participação de professores convidados, como Rafael Rietmann, da Impacto Energia, que falou sobre a modelagem financeira de usinas solares, Marcos Batagini, Paulo Nascimento e Marcelo Sato da Ingeteam, que falaram sobre inversores solares, e Andre Ferreira da Cunha, da Amperi, que falou sobre o comissionamento.

 Adicionalmente ocorreram visitas à fábrica de inversores da Ingeteam e à “Usina Ulisses Donega Jr.”, a primeira usina solar fotovoltaica brasileira com trackers da Alion Energy.

Os Professores

A Solstício Energia é formada por mestres e especialistas em energia solar fotovoltaica e a ideia de lecionar alguns módulos do curso não é um trabalho muito diferente do que a equipe já está acostumada. O Diretor Executivo Bruno Lima, por exemplo, é professor convidado do “Curso Solar” da pós Graduação da Unicamp e o Diretor de Engenharia Rafael Kotchetkoff Carneiro é professor do ensino técnico no Colégio Técnico da UNICAMP (COTUCA).

No futuro, a parceria entre a Solstício Energia e a Energy Com terá módulos que irão do nível básico ao avançado, ampliando a gama de tópicos abordados. Desde Maio de 2019, as empresas compartilham uma sede e centro de treinamento em Campinas.

Para saber mais sobre o Curso, acesse o site da EnergyCom: http://energycom.com.br/

 

Energia Solar para Hospitais – artigo

PUC Campinas – Energia Solar em Universidades

A Solstício Energia na SEE da UNICAMP

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comentários