Lançamento do Curso Avançado de Usinas Solares Fotovoltaicas

07 outubro de 2019

O curso realizado pela Solstício Energia junto com a EnergyCom abordando os aspectos do projeto de Usinas Solares

Com a expansão da energia solar fotovoltaica no Brasil, nasce também a demanda pela capacitação adequada de profissionais para o trabalho na área. O crescimento do mercado está demandando o crescimento e a evolução de toda uma cadeia de valores. Sobretudo no campo de obra, no escritório de engenharia ou na sala de negociação. Mesmo em uma economia desacelerada assistimos em primeira mão contratos gigantescos sendo fechados, usinas solares saindo do papel, e pessoas sendo empregadas. Ainda assim, o cenário aqui é bem diferente dos outros setores do nosso país.

É neste cenário que nasce a parceria entre a Solstício Energia e a EnergyCom. Em primeiro lugar para atuar em capacitação e treinamento, iniciando pelo Curso Avançado de Usinas Solares.

O Curso

O objetivo do curso é compartilhar a experiência acumulada pela Solstício Energia em 7 anos de trabalho e mais de 350 projetos realizados, abordando todos os aspectos essenciais para projetos de usinas solares fotovoltaicas. Com aulas lecionadas com temas que passam pela:

  • Regulação vigente
  • Modelagem de negócios e financeira
  • Desenvolvimento de projetos
  • Projeto elétrico e civil
  • Comissionamento
  • Visitas técnicas à fábrica da Ingeteam e à uma usina solar com tecnologia de rastreamento solar.

A primeira turma do curso ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2019 na sede da EnergyCom em Campinas. O curso contou com os professores Bruno Lima, Gustavo Vieira, Rafael Kotchetkoff Carneiro e Guilherme Elias da Solstício Energia, falando sobre regulação, projeto civil e projeto elétrico de uma usina fotovoltaica, e participação de professores convidados, como Rafael Rietmann, da Impacto Energia, que falou sobre a modelagem financeira de usinas solares, Marcos Batagini, Paulo Nascimento e Marcelo Sato da Ingeteam, que falaram sobre inversores solares, e Andre Ferreira da Cunha, da Amperi, que falou sobre o comissionamento.

Por fim, ocorreram visitas à fábrica de inversores da Ingeteam e à “Usina Ulisses Donega Jr.”, a primeira usina solar fotovoltaica brasileira com trackers da Alion Energy.

Os Professores

A Solstício Energia é formada por mestres e especialistas em energia solar fotovoltaica e a ideia de lecionar alguns módulos do curso não é um trabalho muito diferente do que a equipe já está acostumada. O Diretor Executivo Bruno Lima, por exemplo, é professor convidado do “Curso Solar” da pós Graduação da Unicamp e o Diretor de Engenharia Rafael Kotchetkoff Carneiro é professor do ensino técnico no Colégio Técnico da UNICAMP (COTUCA).

Eventualmente, a parceria entre a Solstício Energia e a Energy Com terá módulos que irão do nível básico ao avançado, ampliando a gama de tópicos abordados. Desde Maio de 2019, as empresas compartilham uma sede e centro de treinamento em Campinas.

Para saber mais sobre o Curso, acesse o site da EnergyCom: http://energycom.com.br/

 

Energia Solar para Hospitais – artigo

PUC Campinas – Energia Solar em Universidades

A Solstício Energia na SEE da UNICAMP