Energia Solar na Universidade – Semana de Engenharia Elétrica da Unicamp

Portal Solstício Energia

Energia Solar na Universidade – Semana de Engenharia Elétrica da Unicamp


Energia solar na Universidade: A Universidade de mãos dadas com o mercado

“O bom filho a casa torna”: Foi neste clima de saudosismo que nós da Solstício Energia participamos da 22ª SEE – Semana de Engenharia Elétrica da Unicamp – com a palestra: “O dia-a-dia de um projeto de sistema fotovoltaico” tivemos o objetivo de colocar a energia solar na universidade.

O que é a SEE – Semana de Engenharia Elétrica da Unicamp?

A SEE é um evento que dura 5 dias e conta com palestras, minicursos, visitas técnicas e uma feira de recrutamento. Neste ano ela ocorreu do dia 5 a 9 de agosto.

O principal objetivo da semana é fazer a ponte entre o mercado de trabalho e os estudantes de engenharia elétrica e apresentar as diversas áreas de atuação da para os calouros da Unicamp, mostrando um pouco do que eles poderão fazer no futuro.

Ao longo as 22ª SEE aconteceram 3 minicursos, 9 palestras, 2 visitas técnicas além de uma feira de recrutamento com a participação de 11 empresas.

A Semana teve, além da Solstício Energia, diversos palestrantes, como: Morgan Stanley, CPFL, IDEA, GMF (Grupo de Mercado Financeiro da Unicamp), Professor Luiz Carlos (um dos responsáveis pelo Campus Sustentável), Qualcom, Padtec e a abertura com alguns pesquisadores da Unicamp;

No total foram cerca de 150 participantes ao longo da semana, além dos participantes da feira de recrutamento.

Todo ano a comissão se renova e todos os alunos da engenharia elétrica da Unicamp podem participar. Neste ano a comissão foi formada por 13 alunos que arregaçaram as mangas e fizeram a semana acontecer.

A palestra da Solstício Energia

A palestra “O dia-a-dia de um projeto de sistema fotovoltaico” teve como objetivo trazer de uma forma tangível aos alunos o que acontece em uma equipe de engenharia seja no escritório, seja em campo.

Para aumentar ainda mais o interesse dos alunos para o conteúdo, o projeto escolhido para ser apresentado foi a instalação dos sistemas solares fotovoltaicos da Unicamp, em especial os sistemas instalados na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Este projeto fez parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, conduzido pela CPFL Paulista e executado pela CPFL Soluções. A Solstício Energia realizou a instalação dos sistemas em parceria com a CPFL Soluções.

A abordagem passou por noções da situação atual do mercado de energia solar fotovoltaica, por toda a teoria base de funcionamento da tecnologia, até a elaboração de projeto, revisão técnica e os desafios da instalação do sistema.

A Solstício Energia é formada majoritariamente por alunos e ex-alunos da Unicamp, evidenciando a importância deste tipo de evento para a equipe. Sabendo do potencial da universidade em contribuir para o desenvolvimento do mercado e da sociedade, todos nós da equipe Solstício ficamos muito felizes em participar e enriquecer um pouco mais a vivência destes alunos.

Os palestrantes:

Rafael Carneiro – Diretor de Engenharia

Engenheiro Eletricista graduado pela Unicamp. Durante a graduação, fez intercâmbio na Centrale Supélec, escola de engenharia elétrica de alto conceito na França. Possui também formação Técnica em Eletroeletrônica pelo COTUCA. Tem conhecimento profissional em multinacionais de grande porte e equipes de carro elétrico de alta performance. Foi estagiário da Solstício Energia.

Julia Dias – Analista de Operações

Graduanda em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e possui formação técnica em Eletrônica pelo IFSP. Foi estagiária da Solstício Energia e hoje atua no departamento de Operações da empresa.

 

 

 

 

 

Pesquisa: Petrobras e os painéis flexíveis

Capa da matéria: Energia Solar no Agronegócio, mostrando o sistema solar fotovoltaico finalizado.

Case: Energia Solar no Agronegócio

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comentários