Tecnologia: Tudo sobre os seguidores solares - Solstício Energia

Portal Solstício Energia

Tecnologia: Tudo sobre os seguidores solares


Os Trackers ou Seguidores Solares

Embora não seja uma tecnologia nova o tracker, ou seguidor solar, ainda é pouco utilizado em projetos de geração distribuída no Brasil. Seja pelo preço, pelo desconhecimento, ou pela necessidade de uma equipe muito qualificada para projetar este tipo de sistema, são poucas as oportunidades de conferir um rastreador em funcionamento por aí.

O uso de trackes é recomendado para aplicações em solo, em projetos onde se busca maximizar a produção de energia dos painéis Isso ocorre pois o tracker corrige a angulação dos painéis diversas vezes durante o dia para que a produção de energia seja ótima. Assim a produção de energia é cerca de 30% maior ,dependendo da tecnologia utilizada e da localização da usina).

São diversas empresas que fornecem este tipo de sistema, mas hoje irei contar um pouco de como funciona o Alion Storm Tracker, pois utilizamos este equipamento recentemente!

 

Como Funciona

O funcionamento dos trackers varia um pouco de modelo para modelo mas de forma geral, é feito um cálculo do melhor ângulo para o painel para cada momento do dia e para cada dia do ano. Assim o controlador dos motores posiciona os painéis de acordo com a posição do Sol com o passar do tempo.

Uma curiosidade do sistema do Alion Storm Tracker é a estação meteorológica que o acompanha. Esta estação consegue detectar quando o vento alcança altas velocidades, assim ela emite um sinal para que os painéis da usina solar vão para uma posição segura. Este comando faz com que os painéis fiquem na posição horizontal, ponto que garante menor solicitação à estrutura durante as ventanias. Além disso, o motor é alimentado por um painel solar dedicado, eliminando a necessidade de um circuito de alimentação auxiliar para os motores, reduzindo o custo de implementação.

Abaixo você pode conferir um vídeo de funcionamento do Alion Storm Tracker.

Como é o processo de instalação?

O vídeo acima mostra a nossa equipe realizando a etapa de fixação dos painéis, utilizando a estrutura da Alion Energy.

O processo de instalação engloba diversas etapas como a preparação do terreno (limpeza e terraplenagem se necessário), concretagem das sapatas (perfil extrudado) e demais obras civis, montagem das estruturas de fixação, fixação dos painéis, instalação elétrica (cabos, caixas de proteção, sistema de controle e motores) e o comissionamento.

A instalação e a dificuldade deste processo vão depender do modelo e do fabricante do tracker. No caso do Alion Storm Tracker a montagem é modular e simplificada, como pode ser visto no vídeo acima e no carrossel de imagens abaixo.

Um detalhe interessante deste projeto é a pintura da sapata corrida de branco e a alocação de britas no chão. Estas duas ações têm como objetivo o aumento da reflexão dos raios solares que chegam ao chão (também chamado de albedo). Esta reflexão pode ser captada pelos painéis solares, aumentando assim a energia produzida pelo sistema, em especial na utilização de painéis bifaciais.

Quando usar o tracker?

É importante saber que existem situações onde o uso dos trackes é muito mais interessante do que a utilização de um sistema fixo convencional. São indicados em sistemas a partir de 300kWp, em locais com bons níveis de irradiância solar e com terrenos planos. Nestes casos, o sistema com trackers irá gerar muito mais energia quando comparado com um sistema com painéis fixos, sendo possível reduzir a quantidade de painéis para gerar a mesma quantidade de energia, reduzindo também os custos da demanda contratada.

Além disso os avanços tecnológicos aumentaram consideravelmente a confiabilidade dos sistemas elétricos e mecânicos, reduzindo assim a manutenção necessária para manter o sistema gerando o máximo de energia.

Um ponto adicional é a melhora da energia entregue pelo sistema. Com o movimento dos painéis, é possível manter a produção máxima de energia quase constante do período da manhã até o final da tarde, reduzindo assim a variação de irradiância causada pelo movimento do sol.

Quer conhecer a usina que utiliza o sistema de tracker da Alion Energy?

Entre em contato conosco!

Curso Avançado de Energia solar

PUC Campinas – Energia Solar em Universidades

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comentários