Ao procurar pela internet não é difícil encontrar sistemas fotovoltaicos a preços baixíssimos. É só escolher os equipamentos e chamar alguém para instalar, correto?
Na verdade não é bem assim.
O ano de 2016, principalmente o mês de julho, foi marcado por fortes rajadas de vento na cidade de Campinas. Ainda assim, no monitoramento diário ficou claro que as instalações da Solstício Energia permaneciam estáveis e funcionando, assim como previsto em nossas simulações. Logo após esses episódios recebemos o contato de um cliente que solicitava uma consultoria para a manutenção do sistema fotovoltaico de sua residência. Seus painéis haviam se desprendido do telhado e caído no terreno vizinho.
Após as rajadas de vento, o conjunto de 6 painéis fotovoltaicos instalados em seu telhado foram encontrados caídos 6 metros abaixo de sua posição inicial. Dois deles estavam estilhaçados.
A equipe de engenharia da Solstício analisou o estado do sistema e chegamos à conclusão de que o sistema havia caído por conta da incorreta instalação dos painéis. Além disso, o sistema não poderia ser conectado a rede, pois os equipamentos utilizados não possuíam certificação do Inmetro. Dentre a extensa lista de irregularidades, a fixação incorreta dos painéis com a utilização de um produto semelhante ao silicone nos chamou atenção.
Após a análise e o levantamento das irregularidades, o cliente nos contratou para a readequação e instalação de seu novo sistema. Hoje o sistema já está em funcionamento e regularizado de acordo com as leis e normas vigentes.
Esse não foi o primeiro cliente vítima de uma incorreta instalação de painéis que a Solstício Energia atendeu. Clientes com painéis sofrendo sombreamento e com a instalação mal feita entraram em contato conosco para a readequação de seus sistemas.
Mas fica a pergunta: E se a escolha da empresa tivesse sido mais cuidadosa? Não valeria a pena?
Crescimento do setor de energia solar fotovoltaica
O grande aumento no número de empresas no ramo de energia fotovoltaica trouxe um número considerável de empresas despreparadas. A realização do projeto de um sistema fotovoltaico requer o estudo do local de instalação, de sombreamento, incidência de radiação, entre outros fatores. E isso não vale só para grandes projetos, vale também para pequenos projetos em residências.
Dessa forma o projeto é feito de acordo com as reais necessidades do cliente. Um projeto bem feito pode significar uma diminuição no investimento e uma expectativa correta de funcionamento do sistema e geração de energia. Sistemas com a instalação correta e equipamentos de qualidade têm uma vida útil muito maior, durando no mínimo 25 anos!
Riscos e cuidados
Um sistema fotovoltaico bem projetado e que siga todas as normas de segurança, oferece baixíssimos riscos para o consumidor. Apesar disso, infelizmente, sabemos que nem todas as instalações são feitas da forma correta.
Elaboramos algumas simples medidas que podem ajudar na escolha de uma empresa para a instalação do sistema solar fotovoltaico.
Quer mais informações? Entre em contato com nossa equipe!
Leia também:
Post anterior
O que é Geração Distribuída e Mercado Livre