O que você precisa saber sobre inversores solares

08 setembro de 2016

No segundo post da série “Entendendo o Sistema Fotovoltaico”, a Solstício Energia te traz informações sobre os inversores. Confira abaixo as respostas para 5 perguntas sobre esse equipamento.

Como funcionam os inversores?

O inversor é o equipamento que inverte a corrente contínua gerada no painel em corrente alternada, para que ela chegue ao cliente dentro das características do seu consumo. Muitos inversores também garantem que o sistema fotovoltaico não energize a rede uma vez que ela for desligada em apagões, por exemplo.

 

Quando a luz do sol atinge as células fotovoltaicas, o painel gera uma corrente contínua. Nos inversores, a corrente contínua é invertida em alternada,  característica padrão do consumo. E assim a energia do sistema fotovoltaico pode ser utilizada em eletrodomésticos normalmente.

Qual a função dos inversores?

Existem diferentes tipos de inversores?

De modo geral, existem três tipos de inversores e cada um com um objetivo específico: inversor grid tie, inversor off-grid e microinversor.
O inversor grid-tie é o mais utilizado no mundo. Ele é usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede elétrica que abastece sua residência ou empresa. Esse tipo de inversor é projetado para desligar-se rapidamente da rede caso ela venha a cair, o que funciona como ação de segurança ao sistema e à própria rede.
Já o inversor off-grid, o “desconectado à rede”, é utilizado em sistemas independentes à rede elétrica, ou seja, aqueles localizados em regiões afastadas ou isoladas e dependem de baterias.
O microinversor é projetado para operar com somente um painel fotovoltaico. Dessa forma, cada painel funciona de forma independente.

Qual a necessidade dos inversores no sistema fotovoltaico?

O inversor é um equipamento indispensável na instalação do sistema, pois é o encarregado de adaptar a tensão da energia gerada pelos paineis. Assim, pode-se usar aparelhos elétricos comuns a partir da energia solar fotovoltaica, pois os inversores garantem a compatibilidade com a energia da rede que é utilizada em residências e comércio.

Qual a manutenção?

Os inversores tem garantia de 5 anos e não exigem manutenção. Se o projeto tiver um dimensionamento coerente eles podem acompanhar a durabilidade dos paineis.

Onde eles são instalados?

O inversor é fixado perto do quadro de luz da propriedade longe de produtos inflamáveis e explosivos. Esses locais devem ter boas condições de ventilação e não ter exposição direta ao Sol e água.

 

No próximo post vamos falar sobre os medidores. Acompanhe as publicações pelo nosso blog ou pela nossa página no Facebook.
Se você se interessou pela energia solar fotovoltaica e quer um orçamento, entre em contato com nossa equipe!