A energia elétrica é a forma mais versátil de energia, estando presente em nosso dia a dia, seja em uma lâmpada, no ar-condicionado, computador ou televisão, levando conforto a nossos lares e desenvolvimento à nossa economia.

Entretanto, o custo da energia elétrica tende a subir todo ano, para levar em consideração as perdas com inflação e os custos com aquisição da energia de novas usinas. Em 2012, a polêmica MP 579 reduziu os custos de eletricidade no Brasil, ao antecipar a renovação de concessões, que iriam expirar em 2015. Porém, este foi um fato isolado, e que só se repetirá quando estas concessões vencerem novamente, daqui a 30 anos. E com a recente seca e a necessidade de utilizar usinas termelétricas, mais caras, sentimos essa realidade, com aumentos de mais de 50% nos anos seguintes. Em 2020, devido às ações para mitigar os impactos da Pandemia para a população (chamada de Conta Covid), teremos aumentos acima dos 14% em 2021.

Ou seja: a eletricidade vai subir todo ano, e isso é fato. Nesse cenário, a instalação de um sistema fotovoltaico entra como medida de proteção contra esses aumentos.

Neste post vamos explicar o que é a tarifa elétrica e quais são os diferentes grupos consumidores.

As unidades consumidoras são classificadas em dois tipos, chamados Clientes Grupo A e Clientes Grupo B.

Os clientes do Grupo A (A2, A3, A3a, A4, AS), são conectados em Média ou Alta tensão, e pagam uma tarifa binômia – com uma componente proporcional à demanda (potência, em kW) utilizada e uma componente proporcional ao consumo (energia, em kWh) utilizado.

Os clientes do Grupo B (B1, B2, B3, B4) são conectados em Baixa tensão, e pagam uma tarifa monômia, com uma componente proporcional ao consumo (energia, em kWh) utilizado.

 

TARIFAS DE ENERGIA: ENTENDENDO OS DIFERENTES GRUPOS

 

Tarifas do Grupo A

As tarifas do Grupo A são para clientes que recebem energia em média e alta tensão, ou seja, de 11,9kV até 138 kV. Em geral, estes clientes são indústrias e grandes estabelecimentos comerciais, como shoppings centers e supermercados, que por terem um grande consumo de energia, precisam que o fornecimento de eletricidade ocorra em tensões mais altas. Estes clientes, além de pagarem pela energia (kWh), também pagam pela demanda de potência (kW), que também é chamada de tarifa “fio”.

Os clientes do grupo A também pagam uma tarifa chamada Horosazonal. Isto é, pagam um valor diferenciado da demanda contratada e da energia de acordo com o horário: ponta (de noite, em geral das 18h às 21h, em dias úteis) e fora de ponta (resto o dia e dias não úteis). Isso busca refletir o custo maior da geração e distribuição da energia durante os horários onde há um maior consumo de energia.

Este tipo de tarifa é dividido em modalidade Azul ou Verde:

Horo-sazonal Azul – pagam um valor diferenciado para a demanda contratada na ponta e fora da ponta, e valores diferentes para a energia consumida: na ponta e fora da ponta. É obrigatório para clientes com tensão de fornecimento igual ou superior a 69kV.
Horo-sazonal Verde – pagam um valor único para a demanda contratada e dois valores diferentes para a energia consumida: na ponta e fora da ponta.

 

Tarifas do Grupo B

O Grupo B reúne os consumidores que são atendidos em baixa tensão, abaixo de 2300V. Isso inclui residências, comércio, pequenas indústrias dentre outros. São divididos entre as seguintes classes de consumo:

• B1 Classe residencial e subclasse residencial baixa renda;
• B2 Classe rural
• B3 Outras classes: industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio;
• B4 Classe iluminação pública

Os clientes do grupo B pagam uma tarifa única, referente ao seu consumo de energia em kWh. Eles podem optar por pagar a tarifa convencional, onde o preço do kWh é o mesmo não importando o horário que a eletricidade é utilizada, ou pela tarifa Branca, onde o kWh tem valores diferentes para consumo em horário Ponta (geral das 18h às 21h, em dias úteis ) Intermediário (uma hora antes e depois do horário Ponta) e Fora Ponta (restante das horas e em dias não úteis).

Quer saber qual o melhor enquadramento tarifário para você? Entre em contato com a Energypass!

Post a comment

Your email address will not be published.

Veja também