1) Conheça a tecnologia
Vamos partir do essencial: algo muito comum é confundir a energia solar fotovoltaica com energia solar térmica. O sistema fotovoltaico os painéis normalmente são constituídos por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade, enquanto o sistema térmico é voltado apenas para o aquecimento de chuveiros, torneiras. Antes de ter um sistema fotovoltaico, conheça-o bem!
Você pode conferir outras informações sobre a energia solar fotovoltaica aqui .
2) Entenda sua tarifa de energia.
Cuidado com promessas! Uma vez conectado à distribuidora, você não pode zerar sua conta de luz, devendo pagar ao menos o custo de disponibilidade da rede. Contudo, o sistema fotovoltaico pode sim diminuir consideravelmente seu gasto com eletricidade, fazendo que com você pague apenas essa taxa da distribuidora.
3) Custo e Escolhas de ter um sistema fotovoltaico
O valor do seu sistema pode variar muito. Depende do seu consumo, a irradiação solar do seu endereço e a quantidade de paineis para cobrir suas necessidades, entre outros fatores. Existem diferentes soluções para diferentes perfis de consumidor: residenciais, comerciais, usinas.
4) Projeto sem dor de cabeça
Ao contratar uma empresa para instalar o sistema fotovoltaico, analise bem o que ela te oferece: solução completa ou apenas o kit com os equipamentos? Existem cuidados a serem considerados ao contratar uma empresa para realizar esse serviço.
A Solstício Energia trabalha de perto com o cliente desde o dimensionamento do projeto às necessidades do consumidor e a instalação até o contato com a distribuidora e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para regularização do sistema.
5) Retorno do investimento
Nos casos em que o sistema gerar mais energia do que o imóvel, você ainda poderá usar esse excedente. A Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, alterada em 2015, prevê que esse excedente pode ser usado como créditos de energia de diferentes formas ao longo dos próximos 60 meses. Esses créditos são abatidos na conta de luz, gerando economia.
Além disso, considerando que os paineis fotovoltaicos têm vida útil de mais de 25 anos, seu payback vem em média no primeiro quarto de vida do sistema e você estará contribuindo para um mundo mais sustentável!
Para mais informações e orçamentos, entre em contato com nossa equipe!
Leia mais: