Tudo sobre
Energia Solar Fotovoltaica

Desde uma breve explicação sobre o efeito fotoelétrico até curiosidades sobre a energia solar, reunimos nesta matéria tudo o que você precisa saber sobre energia solar fotovoltaica!

Como funciona o painel fotovoltaico? 

A geração de energia solar é possível devido ao desenvolvimento de pesquisas sobre como utilizar a energia do sol de maneira eficiente. Desde 4000 AC, quando os chineses já se preocupavam em direcionar seus telhados para melhor aproveitamento da energia térmica do sol até o efeito fotoelétrico descrito por Albert Einstein, muito estudo foi desenvolvido para tornar possível a tecnologia que temos hoje. Além de diversas outras pesquisas que tornam essa tecnologia cada vez mais acessível.

Confira mais sobre a história da energia solar aqui: A História da Energia Solar

O efeito fotovoltaico é o fenômeno físico no qual surge tensão elétrica nas células dos painéis (materiais semicondutores) a partir da exposição à luz. Esse efeito ocorre quando a luz incide sobre os elétrons soltos presentes nas células fotovoltaicas, gerando corrente elétrica. Conjuntos de arranjo de células formam painéis e com a combinação de painéis forma-se um sistema fotovoltaico. A partir da associação apropriada dos painéis em strings geramos energia elétrica nas potências adequadas às necessidades dos sistemas.

Para mais detalhes sobre os tipos de materiais e metodologias de desenvolvimento de células fotovoltaicas para painéis, confira nosso post sobre como funciona uma célula fotovoltaica.

Além de possuírem um funcionamento complexo, há vários tipos de células disponíveis no mercado. A tecnologia do silício cristalino domina o mercado atualmente por suas altas confiabilidade e eficiência. Outros tipos de tecnologias, como os painéis de filme fino, estão mais detalhadas aqui nas informações sobre os Prós e contras dos diferentes tipos de painel Solar.

E como funciona o sistema solar fotovoltaico?

Recapitulando, a luz do sol incide nos painéis fotovoltaicos. Com isso, surge uma tensão elétrica e uma corrente que é transmitida ao inversor.

O inversor é o equipamento que transforma a corrente contínua da energia gerada através do efeito fotoelétrico em corrente alternada. Assim é possível disponibilizar esta energia para o consumo dos equipamentos dentro de residências, comércios, indústrias etc.

Após a adequação da corrente contínua para corrente alternada, a energia é disponibilizada para o consumo da unidade consumidora ou reinjetada na rede.

Além dos painéis e do inversor, também compõem o sistema os dispositivos de segurança do sistema, estruturas de suporte e todo o cabeamento. Essa composição forma o sistema solar fotovoltaico.

Elaboramos o vídeo abaixo onde você pode entender melhor como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica!

 

Tipos de Sistemas Fotovoltaicos 

A maioria dos sistemas fotovoltaicos é conectado à rede elétrica (On-Grid). Porém existem também sistemas desconectados da rede (Off-Grid) e sistemas híbridos.

Os sistemas híbridos são como os sistemas On-grid, porém possuem um backup de baterias. Durante o dia o sistema fotovoltaico mantém as baterias carregadas e abastece o consumo da unidade. Durante à noite, a energia da rede faz o mesmo. No caso de uma interrupção do abastecimento da rede, o banco de baterias supre a falta de energia, conforme autonomia e demanda desejadas.

Confira nossa animação sobre Como funciona um sistema fotovoltaico com backup de baterias?

Já o sistema desconectado da rede é também chamado de sistema autônomo. Durante o dia, os painéis geram energia a partir da luz do sol e abastecem a unidade consumidora e o banco de baterias. E durante à noite, as baterias fornecem a energia para a unidade, conforme a autonomia. Esses sistemas não usufruem do sistema de compensação de crédito. E são ideais para locais remotos onde não há distribuição de energia elétrica.

Saiba mais em: Como funciona um sistema fotovoltaico autônomo

No caso de sistemas conectados à rede, durante à noite a unidade consumidora é alimentada pela rede, usando a energia fornecida pela distribuidora. E quando há uma produção excedente ao consumo, este é injetado na rede elétrica e pode ser consumido pelas outras unidades consumidoras abastecidas pela rede.

Se a quantidade de energia excedente injetada for maior que a energia consumida, são gerados créditos de energia que podem ser abatidos das suas próximas conta de luz, com validade de 5 anos.

 

A legislação brasileira 

Em 2012, com a resolução normativa 482 da ANEEL aprovada, foram definidas as condições gerais para a microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica e foi definido o sistema de compensação de energia elétrica. Com isso, viabilizou-se o ressarcimento da energia gerada pelos consumidores na fatura.

Para entender melhor como funciona para o consumidor o resgate dos créditos de energia injetados na rede, leia mais no nosso FAQ: O que é o sistema de compensação de energia

Atualizada em 2015, com a RN 687, também foram inclusas novas definições para outros empreendimentos. Assim, o sistema de compensação de energia foi expandido. E tornaram-se possíveis outras modalidades de compensação:

-Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Prevê que a partir de um investimento coletivo de um condomínio, os clientes podem instalar uma micro geração distribuída para que cada unidade consumidora utilize a energia para redução da conta de luz como se fosse um único consumidor.

- Geração compartilhada

A partir de um investimento coletivo (como uma cooperativa, associação de empresas, rede de lojas, etc), os clientes podem instalar uma micro ou minigeração distribuída para que cada unidade consumidora utilize a energia para a redução da conta de luz.

Confira nossa animação sobre geração compartilhada: [Vídeo] Geração compartilhada

-Autoconsumo remoto

É possível abater a fatura de energia de outras unidades consumidoras de mesma titularidade com os créditos do sistema de compensação. Ou seja, é possível dimensionar um sistema para “abater a conta” de outros imóveis (outra casa, empresa, comércio, etc) . Essa modalidade é chamada autoconsumo remoto.

Confira no nosso canal do youtube: Animação sobre autoconsumo remoto

Confira essas informações mais detalhadas no nosso blog: Resolução Normativa 482 ANEEL

 

Energia Solar no Brasil

O Brasil possui um grande potencial solar, com altos níveis de irradiância. Com isso, a energia solar se destaca como uma opção de energia sustentável e eficiente. Além disso, a energia solar também é um investimento com taxas de retorno maiores que muitos investimentos de renda fixa.

A energia solar protege o consumidor contra aumentos históricos na tarifa e contra as bandeiras tarifárias. Desta forma, todos os tipos de empresas e pessoas físicas podem se beneficiar da previsibilidade de custos que a energia solar proporciona por pelo menos 25 anos.

Para muita gente, o investimento na energia solar pode parecer muito alto, mas hoje no Brasil, temos muitas opções de financiamento. Para entender mais sobre do que é composto o preço de um sistema fotovoltaico no Brasil e um pouco mais sobre como a Solstício elabora suas soluções, confira nossa publicação:

Preço da Energia Solar

Campinas é uma cidade que se destaca quando o assunto é energia solar fotovoltaica. Atualmente, é a 11ª cidade com mais sistemas fotovoltaicos instalados do Brasil, com 1481 sistemas totalizando 9,15MW de potência. Quando os fundadores da Solstício Energia abriram a empresa em 2012, a escolha de Campinas como sede parecia óbvia. Afinal, eles haviam se formado na Unicamp e decidido iniciar a empresa dentro da incubadora da Universidade.

Preparamos um material sobre a Energia Solar em Campinas

 

Energia solar para curiosos

Você sabia que a primeira célula solar foi feita numa base de ouro? Ou que o primeiro carro solar foi construído há mais de 60 anos?

Os avanços tecnológicos são sempre rápidos e curiosos. É impossível prever o futuro porém já conseguimos enxergar avanços que logo entraram no mercado e é sempre bom se manter informado para não se tornar obsoleto.

Muitas vezes o que se ouve é que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de 25 anos. Porém essa é apenas uma expectativa do fabricante. No estudo abaixo podemos conferir um laboratório com um sistema com mais de 30 anos de operação. São estudos como esse que fazem com que a energia solar fotovoltaica seja mais competitiva e ganhe mercado. Confira como esse laboratório viabilizou grandes avanços no campo da energia fotovoltaica. Energielabor: laboratório pioneiro em energia solar fotovoltaica

Sempre nos preocupamos em tornar os sistemas cada vez mais eficientes e para isso é importante se manter atualizado e conhecer as novidades do mercado. Embora não seja uma tecnologia nova o tracker, ou seguidor solar, ainda é pouco utilizado em projetos de geração distribuída no Brasil. Seja pelo preço, pelo desconhecimento, ou pela necessidade de uma equipe muito qualificada para projetar este tipo de sistema, são poucas as oportunidades de conferir um rastreador em funcionamento por aí. Confira mais na nossa publicação: Tecnologia: Tudo sobre os seguidores solares

 

Benefícios da energia solar para todos

Além do retorno financeiro do investimento na energia solar fotovoltaica, há vários outros benefícios como:

Redução de até 95% do valor da fatura de energia 

Com o investimento em um bom sistema fotovoltaico, é possível reduzir até 95% do gasto com energia elétrica. Não é possível reduzir 100% pois há uma taxa mínima, que depende do tipo da rede e da distribuidora. Para mais informações, consulte o site da distribuidora.

Redução de perdas com a transmissão

Com a unidade consumidora no mesmo local da unidade geradora, reduzimos perdas que ocorrem durante a transmissão de energia das grandes usinas para os consumidores cativos.

Energia sustentável

Contribuição para a redução de emissão de gases tóxicos na atmosfera, utilizando  uma energia limpa e inesgotável.

Valorização do Imóvel

Diferentes estudos mostram que a crescente viabilidade da energia solar fotovoltaica junto à um intervalo menor de payback, aumentaram o impacto do valor de uma residência que tenha um sistema instalado. Saiba mais em: A Valorização do Imóvel com Sistema Fotovoltaico

Baixa manutenção dos sistemas, rápida instalação e longa vida útil

Mesmo com uma vida útil do painel dada pelos fabricantes de 25 a 30 anos, os sistemas exigem pouca manutenção. Costuma-se acreditar que o sistema pode dar muito trabalho com manutenção, mas a maioria dos proprietários de sistemas fotovoltaicos nunca inspecionam os painéis e seus sistemas continuam funcionando. 

Energia renovável que mais gera empregos

Quando pensamos em como investir, procuramos iniciativas que representam o que acreditamos. E o investimento em energia fotovoltaica, além de todos os benefícios já apresentados, também representa um incentivo à energia sustentável que mais gera empregos.

 

Dicas para quem está interessado em investir

Por fim, aqui estão dicas importantes para quem está interessado e pretende dar os próximos passos. Selecionamos 5 mitos comuns como esse sobre a energia fotovoltaica nesse post: Mitos da energia solar fotovoltaica. Acreditamos que os consumidores precisam ter o máximo de informação possível e adquirir seu sistema da maneira mais consciente possível.

Observamos em nosso dia a dia que há um grande aumento do número de empresas de energia solar fotovoltaica. A falta de informação faz com que o consumidor fique perdido ao comparar tantas propostas e, muitas vezes, não se sinta confiante ao fazer o investimento.

Por isso fizemos este resumo com 4 dicas para que você possa fazer a escolha das melhores empresas baseada em critérios como: atendimento, histórico da empresa e qualidade da mão de obra e pós-venda. Confira: Como escolher uma empresa de energia solar?

Além disso, preparamos outro material mais específico para quem já tem vários orçamentos em mãos e quer se informar como tomar a decisão baseada nas propostas. Confira: Como comparar propostas de energia solar

Confira também no youtube, a matéria do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios : Energia solar no pequenas empresas e grandes negócios

 

Quer fazer parte dessa Mudança?

Solicite um orçamento e converse com os nossos especialistas!