Como comparar propostas de
Energia Solar Fotovoltaica?

Mesmo que todos estejam falando sobre a energia solar fotovoltaica na televisão, revistas, jornais e rádio, sabemos que este assunto pode ser complexo e gerar muitas dúvidas aos interessados, seja para uma residência seja para uma grande empresa. Principalmente na hora de comparar propostas de energia solar.

Observamos em nosso dia-a-dia que o aumento do número de empresas e a falta de informação faz com que o consumidor fique perdido ao comparar tantas propostas e não se sinta confiante ao realizar o investimento.

Para isso, desenvolvemos esta postagem para que você tenha em suas mãos toda a informação necessária para avaliar as empresas e fazer a melhor escolha de investimento!

Antes de tudo: entender melhor o funcionamento do sistema e selecionar as melhores empresas

Antes de fazer um investimento, é interessante que você tenha um certo conhecimento sobre o assunto. Assim evitamos que vendedores mal-intencionados ou mal instruídos passem informações incorretas.

Separamos as informações de maior relevância abaixo, mas se você quiser se aprofundar mais confira o Blog da Solstício Energia. Lá você pode encontrar textos completos sobre as Resoluções Normativas que regem o nosso setor, conteúdos sobre o funcionamento da tecnologia e o nosso FAQ completo, todos desenvolvidos pelos engenheiros e especialistas da Solstício Energia.

Como Comparar as propostas?

Agora que você já conhece mais sobre a energia solar fotovoltaica, podemos avançar para o próximo passo: a escolha da empresa que fará a instalação de seu sistema.

Para começar, procuramos escolher as empresas mais experientes e confiáveis (se precisar de algumas dicas para isso, é só clicar aqui!). Posteriormente iremos comparar as propostas técnico-comerciais enviados por elas. Dessa forma a decisão final será mais certeira, avaliando experiência, atendimento, qualidade de equipamentos e preços.

Apresentação da proposta

Neste quesito procuraremos avaliar se a empresa disponibiliza todas as informações sobre o sistema de forma clara e organizada. Uma proposta que só mostra o valor final do produto não nos ajuda nem um pouco, não é mesmo?

  1. Procure visualizar se a empresa informa as marcas e os modelo do painel fotovoltaico que a empresa trabalha.
  2. Procure visualizar se as marcas e os modelos dos inversores que a empresa trabalha também são informados.
  3. A empresa descreve claramente todo o serviço que irá realizar?

Essas são as principais informações que o orçamento deve trazer e analisaremos uma a uma nas próximas etapas.

Nós da Solstício Energia, por exemplo, mostramos todas as marcas de painéis e inversores que trabalhamos. Assim o cliente sabe que todas as marcas são referências no mercado em questão de qualidade.

O que a empresa oferece de fato?

Quando comparamos propostas, é importante observar o que realmente cada empresa oferece:

A empresa oferece apenas o kit de equipamentos fotovoltaicos e não realiza a instalação? A empresa também realiza a instalação, mas não realiza os processos burocráticos com a distribuidora de energia? Ou a empresa oferece a solução “turnkey”?

Em uma venda de um sistema fotovoltaico é comum que as empresas ofertem a solução “turnkey”, ou seja, entregam o sistema em condições de pleno funcionamento e trocando energia com a rede. Assim o cliente não terá que enfrentar a burocracia com as distribuidoras de energia,  imprescindível para que o seu sistema seja considerado legal. Você pode conferir na proposta/orçamento da empresa se esta modalidade de serviço é oferecida.

Cuidado para não comparar uma empresa que está ofertando apenas o kit fotovoltaico com uma empresa que está oferecendo a solução completa (turnkey).

Assim, vai ficar muito mais simples comparar as empresas quando sabemos exatamente o que elas estão oferecendo.

A empresa analisou a sua residência, ou enviou apenas um pré-orçamento?

O dimensionamento é um ponto crucial no projeto do sistema fotovoltaico, podendo viabilizar ou inviabilizar o investimento.

Para dimensionar um projeto, como dissemos nos capítulos anteriores, é necessário uma série de informações para que o sistema projetado atenda perfeitamente as suas necessidades. Para esta etapa é importante que você analise se a empresa realmente levou em conta o seu tipo de telhado, a inclinação, a área disponível, a orientação, o seu consumo médio de energia elétrica e o tipo de conexão elétrica. Só após estas analises que a empresa poderá projetar o melhor sistema para o cliente. Nem a mais, nem a menos.

Nem sempre a empresa consegue analisar todas as variáveis, enviando apenas uma estimativa de investimento. Chamamos isto de pré-proposta.

Verifique se a empresa escreveu na proposta ou no email de contato se ela conseguiu analisar todas as informações. É comum encontrar frases nas propostas comerciais como:

“Levando em consideração que o telhado tenha área suficiente para os painéis”;

“que o tipo de conexão da residência é trifásica”;

ou

“que não existam estruturas sombreando o sistema”;

etc.

Se a sua proposta tiver alguma dessas frases, procure fornecer as informações faltantes para a empresa, ou marque uma reunião para que a empresa possa ir até a sua casa fazer a avaliação do telhado.

Número de painéis diferentes! E agora?

Este é o ponto em que as pessoas costumam ter mais dúvidas. Parece que cada empresa consegue oferecer um sistema com o número de painéis diferentes para a mesma casa, não é mesmo?

Mas como tornar esta comparação mais fácil?

A diferença do número de painéis que cada empresa oferece em suas ofertas ocorre porque cada uma das empresas utiliza um painel com uma potência diferente. Mas isso não é um problema, pois o mais importante é a potência total do sistema.

Sendo assim, a melhor forma de comparar propostas quando o número de painéis for diferente, é comparando a potência total do sistema.

O sistema ofertado é exatamente o que eu preciso?

Esta é uma pergunta muito importante e todas as empresas devem ser capazes de respondê-la para seus clientes.

Para responder esta pergunta deve-se levar em conta tudo o que já levantamos anteriormente: Tipo de telhado, inclinação, área disponível, consumo médio, etc.

Sugerimos que faça esta pergunta para todas as empresas e analise os feedbacks. Dê preferência para aquelas que tenham embasamento em suas respostas e que sejam transparentes com você.

Como saber se os equipamentos ofertados são de boa qualidade?

Hoje em dia temos muitas marcas de painéis fotovoltaicos e de inversores no mercado. Muitas dessas marcas são boas. Outras nem tanto.

Mas quais são os requisitos básicos de um equipamento para o sistema solar fotovoltaico?

1.Equipamentos  devem ter  certificação do INMETRO;
2.Garantia do painel de pelo menos 25 anos;
3.Garantia do inversor de pelo menos 5 anos;
4.Grau de proteção do inversor: Pelo menos IP65;
5.Eficiência do inversor de pelo menos 96%.

Comparação de preços. Preço é tudo?

Não, preço não é tudo.

Devemos nos lembrar daquele velho ditado: “o barato pode sair caro”. Acreditamos que este é o primeiro ponto. Mas e depois de escolher as empresas mais capacitadas e experientes, como comparamos os preços que elas oferecem, se cada sistema tem uma potência diferente?

Nós gostamos de utilizar o seguinte indicador: qual o preço que a empresa cobra para cada Watt de potência do sistema?

Este indicador nos mostra quanto uma empresa cobra para cada kW de potência instalada. Esse valor já engloba frete, mão de obra, equipamentos, estrutura de fixação, etc. Assim é muito mais fácil entender qual empresa está oferecendo os melhores preços para o cliente.

O básico a ser analisado são os valores da potência do sistema (em kW) e o valor total do projeto. Assim você poderá comparar o valor de todas as empresas que você contatar.

Fazendo a conta, é só dividir o valor total do projeto pela potência do sistema, como mostra o exemplo a seguir.

Fórmula que auxilia a comparar propostas de energia solar

Voltamos a enfatizar, preço não é tudo. Confie nas empresas que ofereçam para você a tranquilidade de um projeto bem feito, bem projetado e com equipamentos de qualidade.

Checklist

Para auxiliar a escolha da melhor empresa para realizar o sistema fotovoltaico em sua residência, nós elaboramos um checklist, onde  você poderá colocar todas as informações das diferentes empresas e comparar com mais facilidade.