4 dicas práticas para escolher
uma empresa de energia solar

Os aumentos na tarifa de energia elétrica devido à crise hidrológica junto ao avanço da fonte solar no país, criaram um espaço para que novas empresas de energia solar fotovoltaica apareçam no mercado.

Observamos em nosso dia a dia que este grande aumento do número de empresas e a falta de informação faz com que o consumidor fique perdido ao comparar tantas propostas e, muitas vezes, não se sinta confiante ao fazer o investimento.

Por isso fizemos este resumo com 4 dicas para que você possa fazer a escolha das melhores empresas baseada em critérios como: atendimento, histórico da empresa, qualidade da mão de obra e pós-venda!

Se você quiser um conteúdo mais completo de como fazer a comparação entre diferentes propostas de energia solar, você pode baixar o nosso ebook clicando na imagem abaixo!

  1. O atendimento

O atendimento foi ágil? A empresa ligou para você e procurou entender o que realmente precisa? Responderam a todas as suas dúvidas? Foram simpáticos?

Se a resposta para todas as perguntas acima foi um “sim”, então ponto positivo para esta empresa!

Normalmente, é esperado um contato em até 48h, no entanto algumas empresas podem não conseguir cumprir com este prazo devido à grande demanda de solicitações. Em todo caso, acreditamos que 48 h é um tempo justo para que você possa esperar pelo contato.

Dificilmente uma empresa apresenta uma proposta técnico-comercial firme antes de uma boa conversa com o cliente. Na nossa visão é difícil apresentar uma boa solução sem antes procurar entender as reais necessidades e como nós podemos ajudar. Aqui na Solstício Energia, por exemplo, iniciamos apresentando uma proposta mais simples e depois da conversa refinamos a proposta para que a solução se adeque 100% ao cliente.

Clique aqui para saber como nós elaboramos uma proposta técnico-comercial.

Além disso, é importante que o vendedor saiba tudo sobre sistemas de energia solar fotovoltaica e consiga responder satisfatoriamente a todas as suas dúvidas técnicas. Isso pode indicar o sucesso ou não da sua instalação lá na frente.

E sim, simpatia é fundamental, afinal de contas, quem não gosta de receber um bom atendimento?

  1. Pesquise o histórico da empresa

Com uma rápida busca na internet, encontramos dezenas de empresas que oferecem o serviço de projeto e instalação se energia solar fotovoltaica. Por este motivo, no começo, a chance de ficarmos perdidos é bem grande. A dica de ouro aqui é a seguinte:

Busque conversar com clientes que já fecharam negócio com esta empresa, para isto, sites como Reclame Aqui ou mesmo sites mais especializados como o do Portal Solar, onde você pode encontrar um catálogo com profissionais recomendados que vai te ajudar bastante neste momento.

  1. Qualidades dos equipamentos e mão de obra especializada.

Neste ponto é fundamental conhecer a equipe técnica que ficará responsável pelo seu projeto, portanto conheça os principais profissionais envolvidos no projeto e procure saber mais sobre a sua experiência. É importante que eles tenham experiência comprovada com a instalação de sistema solares fotovoltaicos e além disso é fundamental que o responsável pelo projeto seja um engenheiro com formação na área de engenharia elétrica.

Conheça também os equipamentos inclusos no serviço que está adquirindo. Pesquise sobre a confiabilidade dos principais componentes (inversor, módulo e estrutura) e também pesquise um pouco mais sobre os certificados de segurança de cada um deles. Evite dores de cabeça com materiais de origem desconhecidas.

  1. Como é o pós-venda desta empresa?

Dê sempre prioridade para aquela empresa que ofereça um atendimento de qualidade, não só nos primeiros contatos, mas também após a compra. Assim, quando seu sistema precisar de algum serviço de manutenção ou mesmo quando quiser expandir o sistema no futuro, você não será surpreendido negativamente.

Portanto, empresas boas, são aquelas que acompanham o cliente de perto, sempre buscando o feedback sobre o nível de satisfação do cliente com o serviço prestado e se o sistema está realmente performando de acordo com o que consta em contrato.


Com as dicas acima, esperamos ter ajudado você a tomar a decisão certa na hora de escolher a empresa responsável pelo projeto e instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaica.

E lembre-se, é fundamental investir um tempinho neste momento, pesquisando bastante sobre as diversas empresas, pois só assim, evitaremos dores de cabeça futuras.

Um abraço!

Equipe Solstício Energia