Energia solar para restaurantes mais sustentáveis e mais lucrativos
Energia solar para restaurantes: Pode ser um restaurante de pequeno, médio ou de grande porte, não importa, a energia solar pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. As diversas modalidades e modelos de negócio se moldam para que cada restaurante, cada empresa e cada pessoa tenha a sua própria solução energética. Se nenhum negócio é igual ao outro, então porque a solução solar deve ser igual para todo mundo?
Mas você me pergunta: o que o meu restaurante ganha com uma gestão e consumos mais inteligente da energia?
De maneira bem simples, você ganha a possibilidade de planejar os seus custos com energia (o que até então é bem difícil com as famosas bandeiras tarifárias e os reajustes anuais), além de economizar e poder investir no que realmente fará o seu negócio crescer. Vamos trabalhar cada um destes assuntos mais adiante.
O meu restaurante é de pequeno/médio porte. O investimento só faz sentido para empresas maiores.
Fico feliz em dizer que isso não é verdade! E o motivo é simples: basta um estudo atencioso para que se encontre uma solução otimizada e específica para a sua empresa. Pode-se buscar, por exemplo, uma abordagem com várias frentes de atuação como a troca de lâmpadas e de equipamentos que estão consumindo muita energia, readequação de parâmetros de sua conta de luz, instalação de um sistema solar de menor porte no telhado e, caso o telhado não seja muito espaçoso, pode-se oferecer soluções de cooperativas solares, onde o sistema não ficará em seu telhado. Além das opções citadas, existem inúmeras soluções para diminuir o seu custo com eletricidade. Basta uma empresa com profissionais especializados que farão uma análise completa de seu empreendimento.
E se o investimento em energia solar me deixar descapitalizado?
Se o investimento for muito elevado com a possibilidade de impactar o seu capital de giro de seu restaurante, não se preocupe, pois hoje existem diversas linhas de financiamento com ótimas taxas. Podemos citar por exemplo a linha do Santander com um CET (Custo Efetivo da Transação) a partir de 1,14 % a.m. sem taxas adicionais, em até 48x.
Ou seja, durante um período você trocará sua conta de energia pelas parcelas do financiamento e depois de pago o financiamento você não terá mais que se preocupar com os altos valores da sua conta de energia.
Existem diversas linhas disponíveis para tornar realidade a energia solar em restaurantes. Você pode consultá-las em nosso Guia de financiamentos. Para acessar o Guia do Financiamento Solar é só clicar aqui!
E o ganho será apenas na economia de energia?
Com certeza o seu ganho pode ser muito maior. Nós da Solstício Energia, por exemplo, instalamos um sistema solar em nossa sede e todo o valor economizado é revertido em ações de marketing e divulgação. O retorno que temos é com certeza muito maior do que o desconto na conta de luz. Mesmo sem contar com os retornos que temos com as nossas estratégias de divulgação, o sistema já valeria a pena, visto que trouxe uma economia de quase 80% em nossa conta de luz!
Você pode ler mais sobre o impacto da energia solar em sua gestão financeira no link abaixo! Esta matéria aborda de forma mais completa os benefícios financeiros para empresas:
Ou seja, não importa se o restaurante é pequeno, médio ou grande.
É possível projetar uma solução específica para cada tipo de empreendimento e para cada tamanho de orçamento. Para isso é importante escolher uma empresa com qualidade e experiência para garantir o melhor retorno para a sua empresa!
Se você quiser conversar conosco, ficaremos felizes em ajuda-lo e, quem sabe, projetar uma solução solar para o seu restaurante! É só clicar no menu “Contato” ou nos ligar (temos WhatsApp também).
Quer se aprofundar no tema? Separei mais alguns artigos para você:
Veja: Os 5 Tipos de Empresa Que Mais Investem em Energia Solar e Você Nem Imagina
Solstício Energia: O Guia do Financiamento Solar Para Empresas
Ecoeficientes: Soluções para Restaurantes mais sustentáveis
O Foodnews Sustentabilidade destaca o uso crescente da energia solar nos restaurantes!
Post anterior
A Solstício Energia está de casa nova!
Próximo post
Case: Energia Solar no Agronegócio