Qual o impacto da Energia Solar Fotovoltaica em empresas?

Portal Solstício Energia

Qual o impacto da Energia Solar Fotovoltaica em empresas?


O impacto financeiro de uma gestão energética eficiente

No final do ano de 2018 a Solstício Energia fechou uma proveitosa parceria com a Continental Pneus e, ao entrar em contato com as empresas da rede é inevitável a questão: Qual o impacto da Energia Solar Fotovoltaica em empresas?

Redução de custos fixos

Este é o primeiro impacto que é percebido pela empresa. Logo que o sistema solar fotovoltaico é conectado à rede, a economia tem início. A energia começa a ser gerada pelos painéis e logo alimenta os equipamentos elétricos da empresa e, se mais energia estiver sendo gerada do que consumida, a energia excedente é enviada à rede e é convertida em um crédito. Este crédito fica ligado ao CNPJ da empresa podendo ser utilizado em até 60 meses.

Em termos financeiros, o investimento tem um retorno médio maior do que as aplicações tradicionais de renda fixa, variando de acordo com o tipo de solução empregada. Comumente ultrapassa os 20% a.a..

Reinvista o valor economizado na empresa 

Em um exemplo prático, nós da Solstício Energia fizemos a instalação de um sistema solar fotovoltaico no telhado voltado ao norte de nosso escritório. O consumo médio costumava ser de cerca de 900kWh/mês que, após a instalação do sistema, passou a ser cerca de 200kWh/mês. Em média economizamos cerca de R$400,00 reais mensais.

O valor economizado foi investido em publicidade para mídias sociais, rendendo para a Solstício novos leads prontos para atendimento, impactando diretamente o faturamento da empresa.

O lucro também pode ser utilizada de acordo com o tipo do seu negócio em melhorias internas (compra de maquinários, novas instalações para empresas, bem-estar dos funcionários, etc) e divulgação para a empresa (em outdoors por exemplo, investimento em Ads, brindes, etc).

Segurança na tarifa de energia e em bandeiras tarifárias

Outro ponto importante de se avaliar é a importância da PREVISIBILIDADE DE CUSTOS para uma empresa. Quanto mais previsível a saída, melhor o planejamento financeiro de longo prazo.

Uma empresa pode até saber como será o uso de energia em um curto prazo, mas dificilmente saberá como será o reajuste de energia ou as bandeiras tarifárias que serão aplicadas no longo prazo. O sistema solar fotovoltaico irá reduzir o consumo de energia, deixando a empresa menos sujeita à estas variações.

 

O gráfico acima mostra a evolução da tarifa de energia média do ano de 2005 até 2018, onde podemos perceber um aumento de 2005 até 2018.

Abaixo apresentamos também um histórico das bandeiras tarifárias de janeiro de 2015 até fevereiro de 2019. Neste período podemos observar que tivemos bandeira verde em apenas 36% do período, ou seja, na maior parte dos meses do ano, o consumidor paga uma taxa adicional ao seu consumo e que ainda tem incidência de impostos.

Histórico de Bandeiras Tarifárias de 2015 até Fevereiro de 2019

Quem são as empresas que já compraram essa ideia?

São diversas as empresas que já adotaram o sistema solar fotovoltaico. A empresa Almeida França é uma importante cliente para a Solstício Energia e você pode conferir a matéria completa acerca do desenvolvimento deste projeto clicando na imagem abaixo.

“Economicamente, as expectativas em relação à instalação fotovoltaica eram de produção de 50% do consumo médio mensal, e após quase um ano de funcionamento, ela tem sido superada. Com relação à expectativa atribuição de postura inovadora à empresa, os clientes sempre se surpreendem com a tecnologia e acabam sentindo-se motivados a também partirem para a adoção de um sistema como esse.”.

 

Alguns de nossos clientes que apostaram na solução solar.

 

Ebook: Como funciona a Energia Solar para empresas?

Você quer saber melhor como funciona a energia solar fotovoltaica para empresas? baixe o nosso Ebook completo aqui!

Comentários

Comentários