O que fazer com seu FGTS?

Essa semana começam os saques de contas inativas do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No próximo dia 10, o saque será destinado aos nascidos em Janeiro em Fevereiro e tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015.
Muitos trabalhadores se animaram com a perspectiva de ter esse dinheiro em mãos e estão pensando em como investir esse dinheiro. Será que vale a pena sacar a quantia ou manter o dinheiro na conta do FGTS? Com rentabilidade inferior a outras aplicações consideradas conservadoras, especialistas dizem que é vantajoso para o consumidor buscar outras aplicações mais rentáveis.
O avanço da energia solar fotovoltaica tem sido bem expressivo, e é uma tecnologia pouco conhecida e com muito espaço para crescer.

Como a energia solar fotovoltaica pode ser um investimento?

Além da pouca liquidez que o sistema fotovoltaico oferece, ele valorizao seu imóvel no mercado imobiliário. Com base em análises feitas ao longo dos anos, estima-se que o imóvel poderá aumentar o seu valor em até 6%.
Além disso, um sistema bem dimensionado pode abater praticamente todo o consumo. O cliente pode chegar a pagar apenas a tarifa mínima da concessionária de energia.

Essa economia na conta de luz faz com que o sistema de energia solar fotovoltaico se pague em 6 anos, sendo que sua garantia de geração de eletricidade é de ao menos 25 anos. Adotando uma produção específica de 1300 kWh/kWp/ano, com referência à cidade de Campinas – SP, depois de 25 anos, a energia solar fotovoltaica representa um investimento nominal de 16,13% ao ano de retorno. Nesse cálculo de longo prazo entram fatores como inflação, aumento da tarifa de energia e o investimento feito no sistema, que podem variar de ano a ano.  Essa taxa é mais vantajosa do que algumas opções normalmente escolhidas:

Gráfico que mostra diferentes investimentos em comparação ao sistema fotovoltaico.

 

Se o seu imóvel é comercial ou industrial, a aquisição de um sistema fotovoltaico pode ainda te possibilitar a aquisição de selos e certificados ambientais que agregam valor à sua marca e impulsionam o seu marketing. A adoção de uma fonte renovável para geração de energia é ainda uma grande contribuição para um futuro mais sustentável.
Quer saber como investir? Entre em contato com nossa equipe para um solução feita especialmente para você.

 

Leia também:

10 razões para investir em energia solar fotovoltaica

Evolução das tarifas de energia

Dicas: como economizar energia elétrica

Post a comment

Your email address will not be published.

Veja também