Continuando com a série “Entendendo o Sistema Fotovoltaico”, o post de hoje fala sobre medidores e sistemas de monitoramento. Confira abaixo seis informações sobre esses dois itens do sistema.
Como funcionam os medidores?
O medidor bidirecional utilizado em sistemas fotovoltaicos contabiliza a quantidade de energia consumida pela residência, como um medidor tradicional, e também a quantidade de energia injetada na rede da concessionária. Assim, é calculado o desconto na conta de luz, subtraindo-se a energia consumida da injetada. Tal como os inversores, o medidor é indispensável para a instalação do sistema uma vez que mede o fluxo de energia na unidade consumidora dotada de geração distribuída.
De acordo com a resolução 482/2015, a instalação pode contar com um medidor bidirecional ou dois medidores unidirecionais (um para aferir a energia elétrica ativa consumida e outro para a gerada).
Qual a manutenção?
Não demandam manutenção, mas qualquer operação necessária no medidor fica sob responsabilidade da concessionária depois de instalado.
Quem é responsável pelo medidor?
Para sistemas de micro geração (até 75kWp de potência), a distribuidora local é responsável por fazer a troca do medidor, e arcar com seus custos. A troca do medidor é realizada após a vistoria do sistema.
O que é o monitoramento remoto?
O sistema de monitoramento remoto permite que o usuário acompanhe o desempenho do sistema instalado em sua casa através de uma plataforma online.
Como eu acesso os dados do monitoramento?
Os dados do monitoramento vêm do inversor e são enviados via wi-fi para a plataforma do fabricante e para aplicativos em smartphones e tablets.
Qual a necessidade do monitoramento remoto no sistema fotovoltaico?
O usuário poderá acompanhar as informações do seu sistema instalado como a geração de energia, economia alcançada, entre outros. Esse acompanhamento é interessante para o cliente entender o funcionamento do sistema e o retorno de seu investimento.
Acompanhe as publicações também pela nossa página no Facebook.
Se você se interessou pela energia solar fotovoltaica e quer um orçamento, entre em contato com nossa equipe!
Post anterior
O que você precisa saber sobre inversores solares
Próximo post
Tudo sobre o cálculo de payback