Entenda o que é o Solstício de Inverno e como ele se relaciona com a Energia Solar
Hoje, dia 21 de Junho, é o Solstício de Inverno no hemisfério sul e Solstício de Verão no hemisfério norte. Mas você sabe o que é e qual a sua relação com os sistemas solares fotovoltaicos?
O Solstício (latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol atinge a maior declinação medida a partir da linha do equador. Isto ocorre duas vezes por ano. Uma delas, por volta do dia 21 de Junho (Solstício de Inverno para o hemisfério Sul e Solstício de Verão no Hemisfério Norte). A outra ocorre por volta do dia 21 de Dezembro (Solstício de Verão no hemisfério Sul e Solstício de Inverno no Hemisfério Norte). O Solstício de Verão é o dia com a maior duração do ano, e marca o fim da primavera e começo do verão. Enquanto que o Solstício de Inverno é o dia com a menor duração do ano, e marca o fim do outono, e começo do inverno.
Solstício e energia solar?
O Solstício é uma data importante no projeto de sistemas fotovoltaicos. A posição do Sol nos Solstícios de Verão e Inverno sempre é considerada para uma análise de sombreamento. No Solstício de Inverno, o Sol está mais baixo no horizonte, nasce mais tarde e se põe mais cedo. Por isso, é uma data crítica para uma boa análise de sombreamento e para determinar a distância entre os painéis fotovoltaicos.
É por esta e muitas outras razões que essa data não poderia passar em branco para nós, então desejamos à todos um bom solstício de inverno!