Quais são as vantagens e desvantagens da
Energia Solar Fotovoltaica

Todas as escolhas que atravessamos em nosso dia a dia podem ser analisadas por diferentes pontos de vista, e a energia solar fotovoltaica também é um exemplo disso. Por este motivo desenvolvemos este texto para apresentar de uma forma clara e transparente as vantagens e desvantagens da energia solar.

No momento do investimento em nossos serviços, conversamos com o nosso público e percebemos diversas vantagens e desvantagens do ponto de vista deles. E o mais interessante nesse processo é que as vantagens e desvantagens que cada cliente levanta são sempre diferentes.

Este processo de análise é muito importante no processo de compra, seja para a energia solar, seja para qualquer outro investimento que iremos fazer.

Tendo isso em vista, decidimos elaborar um artigo debatendo algumas das vantagens e desvantagens do investimento em energia solar fotovoltaica que os nossos clientes percebem, justamente para ajudá-los neste momento tão importante!

Somos suspeitos para dizer que as vantagens se sobrepõem às desvantagens, claro, e por isso sempre estamos abertos a escutar o ponto de vista de todos!

 

As Vantagens

Você fazendo parte na mudança da matriz energética nacional

Isso mesmo, ao gerar sua própria energia por meio de uma fonte renovável, você ajuda a diminuir a frequência em que é necessário o acionamento de termoelétricas. Além disso, colabora com a expansão de uma matriz energética mais diversa e limpa!

A proteção contra os aumentos das tarifas e das bandeiras

Todos os anos diversos custos são reajustados e com a energia elétrica a história não é diferente. Aliás, infelizmente é pior pois, além dos reajustes, temos a incidência de bandeiras tarifárias, um fator de difícil previsibilidade.

Com o sistema de energia solar fotovoltaica gerando energia, o consumo final é reduzido. Assim, os aumentos das tarifas e a incidência das bandeiras não irão impactar tanto em sua fatura final.

Um Investimento Financeiro

O investimento em energia solar fotovoltaica é considerado um investimento seguro, com retorno relevante e que pode ser facilmente maior que as encontradas nas categorias de renda fixa tradicionais.

Além disso, o sol nasce todo dia para todos. Então deixe ele trabalhar para você!

Baixa manutenção

Aqui vale uma atenção: baixa não significa nenhuma, ou inexistente.

Uma limpeza anual dos painéis e uma inspeção nas conexões elétricas sempre são bem vindas. Aliás, nós fazemos um manual para os nossos clientes para facilitar a vida de todo mundo.

Ressaltamos que o sistema não necessita de combustível, ou acionamento manual (é tudo automático).

Aliás, neste artigo percorremos alguns "mitos" da energia solar, clique aqui para ler mais!

 

Desvantagens

Estética

Há quem diga que arquitetonicamente a alocação dos painéis no telhado prejudique a estética da residência. Gosto é gosto! Uma boa prática que adotamos é sempre envolver os clientes no projeto, de forma ativa, trocando informações desde a etapa do layout. Lembrando que como os painéis ficam no telhado, quase sempre eles não serão visíveis da rua.

Imobilização do capital

Ao investir em um gerador fotovoltaico, o capital fica imobilizado, e a liquidez (caso se queira vender o ativo) é baixa. Porém, o retorno desse investimento é bem superior ao de outras aplicações de renda fixa

Alto valor de investimento

O valor do projeto completo (equipamentos + serviços) iniciar-se na faixa de 10-12 mil reais para pequenas residências e pode chegar à casa dos milhares para grandes empresas.

Dependendo do momento que cada cliente está passando, este valor pode ser considerado muito alto. Por outro lado, existem linhas de financiamento que podem ser utilizadas ao nosso favor nesses momentos. Em alguns casos, é possível pagar as parcelas do financiamento com a economia na conta de luz!

Riscos estruturais

Isso se aplica bem pouco para residências, e muito mais para galpões e barracões.

Sabemos que estruturas maiores são geralmente construídas com restrições de carga, otimizadas apenas para serem coberturas normais. Por isso, sempre que o assunto energia fotovoltaica no telhado vier à tona, é prudente considerar um estudo (laudo) para atestar que é possível realizar a instalação ali.

É importante dizer que é o nosso trabalho (e de todas as empresas de energia solar) ter os riscos mapeados em cada projeto em andamento. É por este motivo que esta “desvantagem” pode ser reduzida à zero se a escolha da empresa for realizada com cuidado e responsabilidade.

Temos um texto sobre este assunto que pose ser acessado neste link: Será que o telhado aguenta?

 

Conclusão

Como dissemos no início do texto, este processo de análise é muito importante no processo de compra, seja para a energia solar, seja para qualquer outro investimento que iremos fazer. E mais importante do que isso, vai variar de pessoa para pessoa.

Por isso, antes de fazer a compra, procure se informar e conversar bastante com as empresas candidatas até que você se sinta confortável para realizar o investimento. Procure também conversar com clientes antigos das empresas que você está conversando. Eles poderão te dizer melhor do que ninguém como foi esta experiência.

Para se informar mais você pode utilizar todo o material que desenvolvemos no botão “Saiba Mais” do nosso menu e no nosso Blog!

Se quiser informações para te ajudar no processo de compra, você também pode baixar o nosso e-book clicando no botão abaixo!

E é lógico, se você quiser fazer parte dessa mudança, peça um orçamento e converse com os nossos especialistas!

Quer fazer parte dessa Mudança?

Solicite um orçamento e converse com os nossos especialistas!