Como será a minha nova conta de energia?

Quando você instala um sistema solar fotovoltaico no seu imóvel, costuma surgir algumas dúvidas. Pensando nisso, trouxemos para você algumas explicações que irão ajudar com as dúvidas quanto a conta de energia que você poderá ter após a instalação de seu projeto.

Esta é uma dúvida comum de nossos clientes, pois a fatura muda um pouco depois da instalação de seu sistema. O Artigo 7º da REN 482 diz que informações adicionais devem ser disponibilizadas pela distribuidora para uma residência ou empresa com energia solar. A ideia é que você deve ter na fatura uma discriminação do funcionamento do seu sistema de energia solar, e pensando na sua possível dificuldade de compreender essas mudanças fizemos imagens que explicam cada elemento principal da conta.

Para tanto, utilizamos uma fatura censurada da CPFL Energia de um de nossos clientes. Você pode conferir linha a linha no slideshow abaixo. Para navegar nele é só clicar nas setas laterais da imagem e conferir o significado de cada linha ou bloco de sua conta de energia.

Nós também preparamos um material mais detalhado sobre a conta de energia de cada distribuidora. Para conferir esse material, é só clicar nos botões a baixo.

Material explicativo da CPFL Paulista

Material explicativo detalhado da Elektro

Material explicativo detalhado da Enel

Material explicativo detalhado da EDP

Agora, se o seu problema é entender o que são tarifas e faturas ou bandeiras tarifárias, também podemos ajudar.

Clique aqui para entender sobre tarifas e faturas

Clique aqui para entender sobre bandeiras tarifárias