Engenharia do Proprietário - Cambuí e Pedra Santa

Muito mais que energia solar, geramos conhecimento 

As usinas de Cambuí e Pedra Santa, em Minas Gerais, operadas pela Trinity Energia foram um marco para as duas empresas

 

A parceria da Solstício Energia com a Trinity Energia rendeu mais do que as usinas de Cambuí e Pedra Santa, localizadas na cidade de Bom Sucesso, Minas Gerais. Muito conhecimento foi compartilhado entre todos os envolvidos. Juntas, as UFV têm capacidade de abastecer três mil residências por ano, sendo usinas pioneiras da Trinity em geração renovável. 

O projeto de Bom Sucesso foi o start da Solstício com a Engenharia do proprietário, uma solução onde somos os olhos do investidor no canteiro de obras, acompanhando passo a passo a implementação por parte da empresa prestadora de serviço (o “EPCista”). A Engenharia do Proprietário traz uma abordagem abrangente, acompanhando o cronograma, orçamento, fiscalização e gestão de ponta a ponta.

 

A união faz um projeto de qualidade 

 

As usinas fotovoltaicas de Cambuí e Pedra Santa foram desafiadoras, pois a execução foi simultânea e a UFV Cambuí sendo implementada em terreno íngreme, exigindo ainda mais atenção aos detalhes e sinergia. Houve questões técnicos e com fornecedores, o que é normal na construção de uma UFV. E é a forma como esses imprevistos são contornados que fazem uma empresa ser reconhecida.

A Engenharia do Proprietário é um serviço rico e abrangente, pois consegue prever contratempos rotineiros nos canteiros de obra com análise dos dados e pela experiência. A partir disso, é capaz de sugerir soluções e movimentações de forma a reduzir o impacto no cronograma da obra.

O engenheiro David Tito, que acompanhou o projeto em sua integralidade, conta que os desafios com a execução da obra demandaram ainda mais parceria e transparência, amadurecendo os processos dos dois lados.

Segundo o engenheiro, a participação da Trinity durante todo o projeto fez a diferença para superar os contratempos e entregar as duas usinas, que hoje são capazes de fornecer energia limpa e renovável, reduzindo mais de 900 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Também como parte importante das UFV Cambuí e Pedra Santa, Gustavo Vieira, diretor de operações da Solstício, participou ativamente e encontrou soluções criativas e possíveis durante a implementação das usinas “Nós conseguimos dar um suporte técnico e próximo para o pessoal durante a execução”, pontua ele.

Segundo Vieira, ter feito o projeto executivo e acompanhado a obra de perto permitiu a reação rápida aos contratempos que foram surgindo “Foi uma agilidade maior na adequação do projeto. Eu conseguia agir mais rápido e dar prioridade nas mudanças de projeto e nas soluções”.

 

Do desafio ao conhecimento 

 

A parceria entre a Trinity e a Solstício proporcionou experiência extra para as duas empresas. A comunicação ativa e constante viabilizou a concretização de um trabalho com qualidade, detalhamento, segurança, dentro das normas e regulações. Todos estes pontos, somados ao foco na rentabilidade da usina são o objetivo da Solstício Energia. 

A partir dos projetos das UFV Cambuí e Pedra Santa, a Engenharia do Proprietário ganhou forma, padronização, cronograma mais eficiente, melhora no controle de saldo de obra e obtenção de insights que puderam ajudar tanto a Trinity como outros clientes.  

David Tito afirma que a Solstício é imparcial e isso é importante para manter o alto padrão de qualidade. “Todo projeto é um aprendizado, pois tem características únicas, com foco distinto na obra. Posso pegar outra usina com a mesma potência e tudo igual, mas muda a empresa que vai executar a obra, muda tudo”, confirma Tito, enfatizando nossa missão de entregar cada usina fotovoltaica com alto padrão de qualidade técnica, gerando mais lucratividade e segurança para a usina fotovoltaica e seu gestor. 

 

Ficha técnica 

 
Serviço: UFV Cambuí  

Potência CC da UFV:  3,197 MWp 

Potência CA da UFV: 2,5 MW 

Estrutura da UFV: Solo – Tracker 

Energia anual gerada: 6.181 MWh 

 
Serviço: UFV Pedra Santa 

Potência CC da UFV:  3,197 MWp 

Potência CA da UFV: 2,5 MW 

Estrutura da UFV: Solo – Tracker Infos LUCAS SIMIÃO / PEDRO/BIA 

Energia anual gerada: 6.272 MWh 

 

Número de módulos nas duas usinas: 10 mil módulos solares.