Energia inteligente para uma realidade sustentável

A linha do tempo é a maneira que os historiadores encontraram para apresentar graficamente as características do tempo histórico. Assim, nós da Solstício Energia acreditamos que seria uma maneira interessante para mostrar alguns destaques de nossa história.

Nesta linha do tempo apresentamos detalhes da estruturação da empresa, os primeiros e os mais importantes projetos realizados, histórias de nossos membros e clientes e compartilharmos um pouco do que aprendemos, como crescemos e os nossos próximos passos!

Esperamos que goste!

Nossa História

2012

Fundação da Solstício

2012 foi o ano em que foi publicada a REN482, a resolução normativa que regula, junto com outras complementares, o mercado de geração distribuída de energia solar no Brasil. 2012 também foi o ano em que nasce a Solstício Energia, uma das empresas pioneiras no setor de energia solar nacional.

Com experiência em grandes empresas e multi nacionais, Bruno e Gilberto deram os primeiros passos da empresa na incubadora de base tecnológica da Unicamp: a INCAMP UNICAMP.

A Solstício Energia nasceu para desenvolver novos produtos para o mercado de energia solar, ou seja, a pesquisa e desenvolvimento está no DNA.

Teses de mestrado, pesquisas de iniciação científica, pesquisas para implementação de novas tecnologias e muitos TCCs foram desenvolvidos pelos funcionários e estagiários.

2013

Primeiro contrato

No ano de 2013 foram fechados os primeiros contratos comerciais da Solstício Energia, que foram:

  • PIPE FAPESP - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresa
    Tema - Desenvolvimento de Módulo Fotovoltaico Integrado
  • P&D ANEEL - Candeias Energia
    Tema - Desenvolvimento e teste de sistemas para a geração solar fotovoltaica em condições de alta temperatura em regiões semiáridas do nordeste brasileiro

Dois projetos de Pesquisa e Desenvolvimento que com certeza contribuíram muito não só para o desenvolvimento da empresa, mas para o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia nacional. Inclusive a Solstício foi responsável pelo projeto da P&D ANEEL com a Candeias Energia na cidade de Irecê-BA posteriormente.

2014

Primeira instalação

Em 2014 a Solstício Energia foi responsável por vender e instalar os primeiros sistemas solares fotovoltaicos. Os primeiros clientes da empresa foram os pioneiros da Energia Solar fotovoltaica na cidade de Campinas. O Dr. Roberto foi a 10ª residência de Campinas a ter o sistema e a gravadora do Mário e da Mariana foi o 7º estabelecimento comercial de Campinas a apostar na tecnologia.

2015

Mais novidades

A primeira instalação em solo aconteceu em 2015. Após o período de pesquisa e testes realizados em 2013, o projeto tomou corpo e se desenvolveu. A Solstício Energia foi contratada para instalar um sistema bem maior, em solo, onde 5 tecnologias fotovoltaicas diferentes seriam testadas nas altas temperaturas do semi-árido brasileiro.

Neste ano também houveram mais dois marcos muito importantes na história da empresa: A chegada do Douglas, o novo sócio que seria o responsável da área de engenharia e a graduação da incubadora com a mudança para uma sede maior.

2016

Continuamos crescendo

Poucos sabem, mas a Solstício Energia já fez a instalação e manutenção de dezenas de sistemas SIGFIs (sistema individual de geração de energia elétrica com fonte intermitente) para a Elektro.

Estes sistemas fazem parte do projeto “Luz para todos” e mudou a vida de muita gente. Esses sistemas foram instalados em áreas de difícil acesso, onde a energia elétrica não chega.

Foi um grande desafio levar a luz para estas pessoas e a equipe da Solstício se esforçou dia e noite. Houveram trilhas intermináveis segurando equipamentos, percursos de barco e também muito apoio das comunidades, felizes em receber a energia elétrica.

Neste ano também foi realizado o primeiro projeto de mini geração para o recém inaugurado Graal de São Carlos com a potência de 127,2kWp.

2017

Atingindo metas

O ano de 2017 foi marcado por projetos maiores, mais complexos e mais desafiadores como o projeto para o Centro de Operações de Geração de Energia (COGE) da AES Tietê na cidade de Bauru.

Este projeto rendeu ainda uma participação no evento CONEMSOL do ano de 2018 onde foi apresentado o processo COMPLETO de projeto e instalação do sistema de 117,6 kWp. Esta apresentação se consolidou no primeiro webinar (você pode acessar aqui).

Também no ano de 2017, foi realizado o primeiro sistema BIPV para o Laboratório da PUC Campinas. O BIPV (Building Integrated PhotoVoltaics) consiste em integrar a estrutura do edifício com o sistema solar fotovoltaico, tornando as fachadas e as coberturas em geradores de energia harmonizando com o conceito arquitetônico da edificação.

Houve ainda a instalação de sistemas solares fotovoltaicos para 11 Santas Casas. Este projeto fez parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), conduzido pela Energisa e executado pela Vitális com a Solstício Energia em parceria. Entre outros projetos.

2018

Quadruplicamos

Em 2018, novo sócio Gustavo assumiu a equipe de Operações. Ele já atuava na equipe, onde o seu primeiro cargo foi como estagiário da área de compras. Agora, como sócio diretor desenvolveu o que hoje é a equipe de operações, responsável por todo o gerenciamento das obras. É ele quem faz os storys apresentando as grandes instalações da Solstício Energia.

No ano de 2018, a Solstício atingiu a marca dos 4MWp acumulados e foram realizados diversos projetos de importância nacional, como o Hospital Israelita Albert Einstein e o projeto da Telebrás que foi realizado em parceria com a empresa Almeida França.

2019

Evoluímos

Em 2019, a Solstício foi para uma sede ainda maior.

O ano de 2019 trouxe projetos incríveis para a Solstício! Dentre eles, fiicaram em destaque a instalação da primeira usina com a tecnologia de trackers (seguidor solar) da Alion Energy no Brasil, o primeiro projeto de usina de grande porte (Usina de Caiapônia com 1293,6 kWp) e a instalação do sistema fotovoltaico da Unicamp.

Este último projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), conduzido pela CPFL Paulista e executado pela CPFL Soluções. A Solstício Energia realizou a instalação dos sistemas em parceria com a CPFL Soluções.

2020

Atualmente

E a história da Solstício chega finalmente ao 8º ano de vida! Com mais de 450 projetos realizados, e mais de 12MWp de potência projetados!

Com projetos de grande importância em andamento como o PEE das Universidades de São Paulo, a expansão dos sistemas da PUC Campinas e muito mais.

Os treinamentos também estão sendo um processo diferencial. O programa interno de treinamentos de equipe chamado "4,5 + 0,5", inaugurado no início do ano, está a todo vapor! Nele, todos os colaboradores passam por pelo menos meio período de trabalho em treinamentos para garantir o crescimento e aperfeiçoamento contínuo de todos.

Isso tudo só é possível por conta dea equipe ser altamente qualificada extremamente dedicada e, em tempos de Covid-19, uma equipe demasiadamente unida!

E continuamos a crescer