Embora não seja obrigatório, comissionamento de usina solar categoria 2 é altamente recomendável para usinas de grande porte, assim que a instalação é finalizada. Mas não é só neste momento em que este processo é essencial: feito regularmente e de forma preventiva o comissionamento auxilia a manter a eficiência da planta e, consequentemente, os lucros dos investidores.

O comissionamento de usina solar categoria 2 engloba dois ensaios:

  • Ensaio de curva IV das séries fotovoltaicas;
  • Inspeção com câmera infravermelha (câmera termográfica).

O objetivo destes ensaios é encontrar ineficiências e problemas na planta, como por exemplo hotspots que podem ser identificados com a câmera termográfica ou defeitos de fabricação em painéis que podem ser identificados pelo traçador de curva IV, dentre outros.

Ao realizar o ensaio de curva IV, é possível determinar diversas patologias através da análise da curva gerada pelo equipamento de medição.

O comissionamento de usina solar categoria 2 deve ser realizado após o comissionamento de categoria 1. Para saber mais e conferir dicas sobre o comissionamento de usina solar categoria 1 clique aqui.

Neste artigo vamos compartilhar as dicas que acumulamos em nossos anos de experiência com a instalação e comissionamento dos mais de 700 projetos que nossa equipe executou. Muitas delas são semelhantes ao comissionamento de categoria 1, mas são igualmente importantes para a categoria 2.

Dicas para o comissionamento de usina solar categoria 2

  1. Tenha em mãos o “As built” do projeto que será comissionado. É comum que ocorram algumas divergências entre o projeto de engenharia e o projeto instalado. O “As built” é um documento que mostra como o sistema foi executado, com todas as alterações que porventura tenha sofrido entre projeto e instalação. Com este documento em mãos tem-se informações precisas do sistema a ser comissionado.
  2. Assim como o “As built”, é importante que você tenha em mãos todas as informações que podem ajudá-lo como manuais, datasheets de equipamentos normas etc. Quando estamos em campo, muitas vezes não temos acesso à internet e ter informações acessíveis pode economizar um tempo precioso em campo.
  3. É importante também ter todos os contatos de todos os projetistas da usina para que eventuais dúvidas sejam sanadas. Isso irá conferir maior agilidade quando dúvidas aparecem em campo.
  4. Ter bons equipamentos acelera o trabalho e garante maior confiabilidade dos resultados. Esteja com todos os equipamentos prontos e com a calibragem em dia para as medições e ensaios. Uma medição com um equipamento descalibrado pode comprometer a segurança do sistema. Além disso, não se esqueça dos acessórios e baterias. Você não quer ficar sem bateria no meio de uma medição.
  5. Certifique-se que os equipamentos de medição são adequados para os níveis de tensão e corrente que serão medidos.
  6. Verifique a previsão do tempo antes de realizar o comissionamento. Muitos dos testes precisam de condições climáticas favoráveis (tempo aberto). Cheque a previsão do tempo para evitar perder dias de trabalho.

Dica de ouro – Terceirização

Se você não tiver equipamento adequado, terceirize. Isso pode agilizar as suas entregas e ainda evita um investimento alto em equipamentos. Além disso, você passará aos seus clientes um resultado de comissionamento isento, comprovando a qualidade de seu projeto e de sua empresa.

Lembre-se que equipamentos com baixa qualidade ou profissionais despreparados podem causar um impacto financeiro no final (o famoso “barato que sai caro”). Uma falha no comissionamento pode colocar em risco a usina e a segurança das pessoas. Além disso um comissionamento mal feito ou a falta de algum equipamento/teste pode atrasar o início da operação da usina, acarretando em prejuízo financeiro para os investidores.

A Solstício Energia realiza serviços de comissionamento de categoria 1, categoria 2 e Ensaios de curva IV. E se você tiver interesse, entre em contato conosco!

Dicas de equipamentos

De acordo com André Cunha, Engenheiro Eletricista da Amperi: “Escolher produtos que atendem às exigências de segurança brasileiras pode ser um grande diferencial na execução do trabalho. Tal decisão permite ao profissional obter dados precisos para eficiência da instalação fotovoltaica.”

Para conferir os equipamentos que a Amperi oferece para os integradores, clique aqui! 

Tem interesse em terceirizar o comissionamento de usina solar categoria 2?

É só entrar em contato conosco e clicar no botão abaixo!

O ICMS da Energia Solar em São Paulo

10 Dicas para o comissionamento de usina solar categoria 1

4 coisas que você precisa saber sobre o Marco Legal e as novas regras da Energia Solar Fotovoltaica

Comissionamento custa caro?

Veja também