Por que a conta de energia subiu tanto?

05 outubro de 2021

As contas de energia subiram muito e todos nós já percebemos em nosso bolso. Aliás, por conta da energia elétrica estar mais cara, os preços de diversos produtos também são afetados. Muitos de nossos clientes estão perguntando com frequência o motivo das altas das contas de energia, então resolvemos compartilhar e explicar um pouco mais sobre isso para todos. Então vamos lá:

O Reajuste anual das tarifas de energia

Pela regulação vigente, as tarifas são reajustadas anualmente conforme os custos de todo o setor elétrico, ou seja, se os custos de geração, transmissão e distribuição sobem, as tarifas sobem e vice-versa (para saber mais sobre o histórico das tarifas de energia, clique aqui). Cada distribuidora tem o seu calendário de reajuste, e este ano estamos sofrendo os impactos do ano passado, como aumentos no dólar, inflação e a chamada Conta-COVID, que foi um plano para diluir o impacto da pandemia no setor elétrico em vários anos.

As bandeiras tarifárias

A matriz elétrica de nosso país ainda é predominantemente hidrelétrica e as usinas de “backup” são termelétricas. Como estamos atravessando um período de seca histórica, as usinas térmicas de “backup” são acionadas para complementar a geração de energia elétrica. Estas usinas reservas tem o custo bem mais alto de operação por usar fontes que também sofreram reajustes (diesel, gás, etc). Quando isso ocorre, são acionadas as bandeiras tarifárias, que são taxas extras cobradas na conta de luz (para saber tudo sobre as bandeiras tarifárias, clique aqui). Devido à crise hídrica, houve um reajuste nos valores das bandeiras tarifárias, inclusive um aumento de 52% na bandeira vermelha patamar 2 e a adição da chamada “Bandeira da Escassez Hídrica”, com o valor de R$14,20 a cada 100kWh consumidos. Ficaremos na bandeira da Escassez hídrica até o mês de Abril de 2022.

O uso de energia elétrica no verão

Nos meses mais quentes do ano pode ocorrer um aumento do consumo de energia elétrica por conta das temperaturas mais altas. Seja pelo uso do ar condicionado ou de equipamentos de refrigeração, mesmo que o aumento no consumo seja pequeno durante estes meses, o impacto na conta ao final do mês será muito perceptível. Isso acontecerá por conta do reajuste e da bandeira tarifária aplicada.

E qual é a saída?

Juntando o aumento da tarifa, bandeira da escassez hídrica e aumento do consumo de energia, pode-se sentir um aumento significante em sua fatura de energia. Mas felizmente temos uma solução que pode ser proveitosa para você e para o nosso país: a Energia Solar Fotovoltaica!

Mesmo com todas essas condições desfavoráveis, os sistemas de energia solar fotovoltaica estão fazendo a diferença neste momento! A geração de energia solar contribui para diversificar a matriz elétrica, tornando o sistema menos dependente das hidrelétricas e termelétricas, além de ter efeitos positivos indiretos que acarretam em melhorias e até redução de custos para o setor elétrico.

Além de um grande potencial hídrico o Brasil também possui um grande potencial solar, com altos níveis de irradiância. Assim, como a energia produzida por hidrelétricas, a energia solar é outra opção de energia sustentável para o país.

A Energia Solar protege o consumidor contra aumentos na tarifa e bandeiras tarifárias. Desta forma, todos os tipos de empresas e pessoas físicas podem se beneficiar.

Apenas com o uso inteligente da energia que teremos uma realidade e um futuro muito mais sustentável!

Tem interesse em um orçamento para o seu sistema de energia solar sem compromisso? É só clicar no botão abaixo e preencher os formulários que os nossos especialistas entrarão em contato!