Energia solar para postos de gasolina – Análise estrutural e segurança

13 setembro de 2021

A energia solar fotovoltaica já é consolidada para clientes residenciais e a sua eficácia pode ser comprovada pelos milhares de consumidores que possuem o sistema em seus telhados.

Mas quando tratamos de postos de gasolina, sejam eles pequenos, médios ou grandes, a solução continua válida?

Felizmente a resposta é: Sim!

Mas existem algumas precauções muito importantes que devem ser tomadas antes da instalação de um sistema de energia solar. Confira neste artigo!

Análise estrutural da cobertura do Posto

A primeira coisa que nos chama a atenção no momento do dimensionamento de um projeto deste tipo é a análise estrutural da cobertura do posto de gasolina. A estrutura de posto de gasolina costuma ser mais esbelta, ou seja, uma estrutura que não ocupa muito espaço físico e que não suporta muito além do seu próprio peso. Por este motivo, a primeira coisa que investigamos é justamente entender se a cobertura do posto é capaz de suportar a carga dos painéis solares que serão instalados.

Para que análise seja a mais confiável possível, não seguimos com nenhum projeto em postos de gasolina sem a avaliação prévia de nossos parceiros da Quality Estruturas. A Quality é uma empresa especialista em estruturas para postos de gasolina e se você é um proprietário de um posto localizado na RMC certamente já ouviu falar do trabalho de confiança

deles

Atenção para a segurança – As normas que devem ser seguidas em postos de gasolina

Este é um ponto de avaliação importante para qualquer empresa que preste serviço para postos de gasolina. Além das normas já conhecidas referente à estruturas e segurança, temos normas específicas para o ambiente de postos de gasolina que devem ser respeitadas. Este é um aspecto muito importante para a equipe de engenharia que vai realizar a instalação em seu posto de gasolina.

 

 

 

Como um Posto de Gasolina pode se beneficiar da energia solar?

A economia vira investimento

Hoje em dia, com a forte concorrência no mercado, não podemos ficar para trás, temos sempre que investir em nossos negócios. A liberação de um dos custos fixos deve ser bem aproveitada, ou seja, reinvista este dinheiro no seu negócio!

Você pode utilizar o dinheiro economizado em melhorias para a infraestrutura de sua loja de conveniência ou para seu escritório (troca de computadores por exemplo).

A proteção contra as bandeiras tarifárias e aumentos de energia

Muitos não percebem, mas nós passamos a maior parte dos últimos anos pagando o acréscimo das bandeiras tarifárias amarela ou vermelha em nossa conta de energia.

Um reflexo disso é o estudo realizado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – que mostra que as bandeiras tarifárias já foram responsáveis por um custo total de R$ 32,24 bilhões aos consumidores de todo o País, desde o ano de sua criação (Leia a matéria aqui. Para saber tudo sobre a bandeira tarifária da escassez hídrica, clique aqui).

Além disso, outro ponto importante é o reajuste anual da energia elétrica (entenda o reajuste da energia elétrica clicando aqui). A ANEEL identificou que o aumento médio da tarifa das distribuidoras no ano de 2021 chegaria em média a 18,2%. Por este motivo foram aplicadas oito medidas para a mitigação do impacto nas contas dos consumidores, mas mesmo com as medidas aplicadas, os reajustes somados com as bandeiras tarifárias ainda sim são expressivos.

Para as empresas que possuem o sistema solar fotovoltaico, ocorre sim um impacto por conta destes reajustes, porém o impacto não é tão grande e a imprevisibilidade do aumento da tarifa de energia passa a não sei um fator de alto risco.

Dessa forma você será capaz de traçar um planejamento financeiro muito mais previsível para o seu negócio.

Quer saber mais sobre Energia Solar para postos de gasolina?

Clique no botão abaixo e acesse a página de downloads!