A nova missão da Solstício Energia

25 março de 2021

“Energia Inteligente para uma realidade sustentável”

No dia 24/03/2021 realizamos uma Live muito especial para comunicar a nossa nova missão e para falar um pouso sobre a nossa trajetória. Você pode assistir a Live aqui:

O processo de escolha de nossa nova missão

 

Iniciar o dia de trabalho e ter a certeza de que estamos fazendo algo para mudar a nossa realidade. É este nosso sentimento como colaboradores e como empresa e é isso que motivou a escolha deste novo texto para a nossa nova missão.

Energia Inteligente

É através do estudo e da experiência que encontramos as soluções mais inteligentes, não só para os nossos clientes, mas também em todos os nossos processos do dia a dia.

E é na atuação mais inteligente no gerenciamento e no uso mais racional da energia que trabalhamos para que nossos clientes tenham menores custos operacionais.

A atuação no uso de fontes renováveis, como a solar, no uso de equipamentos eficientes, em uma melhor gestão e acompanhamento do consumo além de novas formas de contratação é a forma que acreditamos que podemos levar uma energia mais inteligente para os nossos clientes.

Realidade Sustentável

Sempre ouvimos que as fontes renováveis são o futuro, mas na nossa visão, elas são o presente. Já existe no mundo o equivalente à mais de 40 “Itaipus” de potência instalada em sistemas fotovoltaicos e a energia fotovoltaica já é a fonte de energia que mais cresce em todo o planeta.

Então não trabalhamos para um futuro sustentável, mas sim para um “agora” sustentável. O ditado “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” se aplica muito bem nesta situação.

E se continuarmos deixando essa mudança para o amanhã, para o futuro, talvez seja tarde demais.

Por que mudamos a nossa missão?

Quando começamos, em 2012, a energia solar fotovoltaica ainda era muito nova no Brasil. A resolução 482/2012, que tornou o sistema fotovoltaico conectado à rede possível, havia acabado de ser criada e só entraria em vigor 240 dias depois.

Até então, energia fotovoltaica era uma solução bastante utilizada em sistemas autônomos, então era muito comum ouvir a pergunta: “e as baterias”? Também era muito comum ouvir “eu tenho isso lá em casa”, pois muitos de nossos clientes confundiam a energia solar fotovoltaica com o aquecimento solar. A fonte de energia é a mesma, ambos usam painéis nos telhados, mas são soluções diferentes.

Então, começamos a trabalhar na divulgação de conteúdo. Era importante explicar para nossos clientes a diferença entre os dois tipos de sistemas, que o sistema conectado à rede não precisa de bateria, que é preciso que a distribuidora homologue o sistema, que não é possível zerar a conta de luz, entre outros pontos, para que nossos clientes entendessem a tecnologia que estavam adquirindo. Muitas pessoas com quem conversávamos comentavam que o processo parecia complicado, embora para nós fosse simples, já que esse era nosso dia a dia.

Foi então que em 2016 começamos a adotar a frase “Descomplicando a transição para energia solar” como uma tradução da nossa missão. E essa frase vem norteando nosso trabalho desde então.

A nossa nova realidade

Agora em 2020 temos uma realidade do setor fotovoltaico que acho que nem o mais otimista havia previsto em 2012. São mais de 270 mil micro e mini usinas fotovoltaicas, instaladas em telhados de residências, comércios, indústrias e também em fazendas solares. A tecnologia já é bastante difundida, e as dúvidas que nossos clientes têm hoje são bem diferentes das que tinham antigamente. Já são mais sobre detalhes específicos da tecnologia, da instalação, da regulação. Isso nos levou a repensar a frase que nos guiava.

Desde 2019 já estávamos estudando sobre outros produtos e serviços, abrangendo o escopo além da energia fotovoltaica. Baterias avançadas para armazenamento de energia, eficiência energética, gestão de energia, são algumas das soluções que já estamos trabalhando com alguns clientes. Assim, uma frase que remetesse apenas à energia fotovoltaica, seria incompleta.

Começamos o processo de repensar essa frase, um processo que contou com a participação da empresa toda, com o envio de sugestões e da votação que escolheu a frase “Energia Inteligente para uma realidade sustentável”.

Esta frase traduz o nosso propósito como organização e como colaboradores. Em nosso dia a dia estudamos e buscamos soluções inteligentes para todos os nossos problemas, aplicando a nossa missão em cada processo. Acreditamos que sustentabilidade é um tema mandatório e que as nossas ações estão diretamente ligadas a um presente e a um futuro melhor!

E você, gostou de conhecer um pouco mais de nossa história?

Nos acompanhe em todas as redes sociais pois todos os dias trazemos muito conteúdo de qualidade para todos que desejam saber mais sobre a tecnologia da energia solar e todos os outros temas relacionados!

E para os que se interessarem em solicitar um orçamento e conversar com os nossos especialistas, é só clicar no botão abaixo e preencher o formulário!

Vamos ficar muito felizes em conversar com vocês!