Mensagem da Diretoria – Dezembro de 2020

17 dezembro de 2020

O ano de 2020 na Solstício Energia

2020 começou como um ano bastante promissor e se tornou o mais desafiador da nossa história. Em primeiro lugar, nossos pêsames a todos que perderam amigos e familiares nesta pandemia.

Com o início da pandemia e da quarentena, em março, tivemos que mudar nossa forma de trabalho da noite para o dia. A cotação do dólar subiu quase 40% em poucas semanas. Vários projetos grandes, que estávamos há meses negociando e que finalmente iriam acontecer, acabaram sendo cancelados ou postergados, e o futuro era bastante incerto para qualquer tipo de planejamento. Precisávamos nos adaptar a tudo isso, à nova realidade que se apresentava.

Mudamos processos para nos tornarmos mais digitais. Com novas ferramentas como imagens de satélite, softwares especializados, drones e assinatura digital, conseguimos fazer todo o processo de venda com distanciamento social. Elaboramos protocolos para que nossas equipes de campo pudessem realizar as instalações de maneira segura, assim que fosse liberada a retomada das atividades.

Aproveitamos a menor carga de trabalho, principalmente entre Abril e Junho, para investir no treinamento e capacitação dos nossos colaboradores. Implementamos um programa que chamamos de 4,5+0,5 > 5, que significa que trabalhar 4 dias e meio, e tirar metade de um dia para capacitação, traz maiores resultados do que ficar 5 dias trabalhando, como naquela metafora do lenhador afiando o machado (quer saber mais – https://www.algosobre.com.br/carreira/a-parabola-do-velho-lenhador.html)

Implementamos também o conceito do Flywheel na empresa. Como engenheiros, o termo já nos chamou a atenção (Flywheel significa volante de inércia em português, e é um dispositivo utilizado para armazenar energia mecânica, entre outras aplicações), mas quando começamos a estudar mais a fundo o conceito, fez todo sentido para nós. Basicamente a ideia é que os clientes existentes tragam novos clientes e mantenham a roda girando. Mas além disso, o conceito do Flywheel também busca eliminar os pontos de atritos, que fazem com que a roda desacelere. Isso nos levou a revisar o nosso modelo de trabalho e a integrar melhor os departamentos da empresa, de forma que trabalhem mais em conjunto e entendam o trabalho e desafio das outras áreas (para quem quiser saber mais, esse link explica bem o conceito – https://br.hubspot.com/blog/marketing/nosso-flywheel).

O resultado destas ações foi bastante positivo, e mesmo com o impacto econômico causado pela pandemia, conseguimos ter um crescimento em relação à 2019. Mas a nossa maior vitória foi que não precisamos desligar nenhum colaborador ou reduzir a jornada e salários. Sabemos que empresas são nada mais do que pessoas que trabalham em conjunto para um determinado objetivo, e conseguir manter toda a equipe com quem temos trabalhado juntos foi muito importante para nós. E até mesmo incluir novas pessoas no time, pessoas que, devido ao isolamento social, ainda não conseguimos conhecer pessoalmente. Um muito obrigado a todos nossos colaboradores, que nos ajudaram a passar por este período tão turbulento.

Obrigado também a todos nossos clientes, que acreditaram na Solstício Energia e nos escolheram como a empresa parceira na implementação dos sistemas fotovoltaicos; aos nossos fornecedores, sem os quais não conseguiríamos superar os desafios e entregar os produtos e serviços de qualidade que sempre prezamos; e aos nossos parceiros, com quem conseguimos juntos chegar aonde não conseguiríamos sozinhos.

Que venha 2021 com novos desafios!

Um abraço,

Bruno Wilmer Fontes Lima, Douglas Geraldi, Gilberto Eiji Ivamoto e Gustavo Correia Vieira.