O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR GERA POUCA ENERGIA NO INVERNO?

03 julho de 2020

O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR GERA POUCA ENERGIA NO INVERNO?

Não!
O sistema pode até gerar menos energia, mas dizer que a energia gerada é pequena em relação aos meses de verão é desconsiderar outros fatores que são mais evidentes no inverno. Mas fique tranquilo que eu vou explicar melhor:

Durante o inverno acontece uma redução do potencial solar, o que ocasiona uma queda na produção de energia. Além disso, no inverno, os dias são mais curtos.

Por outro lado, os painéis solares de silício, os mais utilizados no mundo todo, são afetados pela sua temperatura de operação, gerando mais energia em temperaturas mais baixas. Além disso, aqui na região sudeste e sul temos poucas chuvas e mais dias ensolarados no inverno, o que também contribui para melhorar a geração de energia solar. Na maioria dos casos, o frio e a redução de dias chuvosos compensam em parte a redução do potencial solar que chega até os painéis devido a posição do Sol em relação à Terra neste período de inverno.E é por este motivo que a energia gerada no inverno pode até ser um pouco menor, mas existem outros fatores que contribuem para que a geração continue sendo muito relevante durante o ano.

Curiosidade:

Você sabia que, para alguns tipos de instalação, existem locais do Brasil em que a geração pode até ser maior nos meses de inverno?
Em breve falaremos mais sobre isso, aguarde!

Bandeiras Tarifárias: todo o que você precisa saber

Quanto Custa a Energia Solar?

A história da Energia Solar em Campinas

A História da Energia Solar