[Case] Energia Solar em Postos de Gasolina

01 julho de 2020

Não é novidade que o mundo dos negócios é feito de bons relacionamentos. Mas de nada adianta um bom relacionamento no início quando o projeto é mal executado depois. Mas este não é o caso dos projetos que realizamos nos postos de gasolina no ano de 2019. Com o sucesso do primeiro projeto, conquistamos um novo parceiro e novos clientes. Consequentemente, todo o desenvolvimento e aprendizado fez com que nós percebêssemos um setor que poderia se beneficiar muito de nossos serviços e por isso apresentaremos neste case um panorama da energia solar para postos de gasolina assim como os resultados de nossos projetos.

O Resultado de nossos clientes

O Posto Bonfim

Realizamos o projeto com o posto Bonfim no ano de 2019, onde conhecemos o proprietário através de nossos parceiros da Reserva Solar.

Quando este projeto chegou ao nosso departamento comercial e iniciamos o dimensionamento do sistema de energia solar e logo nos atentamos para a estrutura metálica do posto.

A realização das instalações em coberturas de postos de gasolina é algo que deve ser levada a sério, então a nossa primeira ação foi conversar com os responsáveis pelo projeto da estrutura, e foi aí que conhecemos a empresa Quality Estruturas.

Optamos por trabalhar junto com eles na fase se instalação dos painéis pois sempre visamos o melhor resultado para nossos clientes e este trabalho em conjunto rendeu uma bela parceria que acontece até hoje.

E para o proprietário do Posto Bonfim, nosso amigo Miguel, o resultado não poderia ser melhor: uma redução de cerca de 75% dos custos com energia elétrica!

Além de uma redução significativa dos custos com energia elétrica, como podemos ver no comparativo de contas de energia, outra medida importante de se avaliar é o tempo em que o sistema irá levar para se pagar.

Para isso elaboramos uma análise baseada em premissas conservadoras como uma inflação de 4,5% a.a., 25 anos de bandeira verde, taxa de aumento da eletricidade de

6,5% a.a. e uma taxa de degradação de 0,5% a.a.. Para isso calculamos que o sistema irá se pagar em cerca de 4 anos e 2 meses.

TIR em 25 anos: 27,7%
Tempo de Retorno de 4 anos e 2 meses
Geração média mensal de 2987kWh

Redução de 75% dos custos de energia

Potência: 30,28-kWp
Número de painéis Fotovoltaicos: 92
Número de Inversores: 1

O Posto Pachá

Alguns meses depois, tivemos a feliz coincidência da chegada de outro proprietário de posto de gasolina solicitando um estudo e orçamento para o seu negócio. Apresentamos a proposta técnico-comercial e concorremos com mais de 10 empresas de energia solar!

O proprietário buscou ajuda de duas pessoas para tomar a decisão: um conhecido que já possuía um sistema de energia solar e da empresa responsável pelo projeto e construção da estrutura física de seu posto. E é aí que vem a coincidência: o conhecido era o cliente satisfeito do Posto Jardim Bonfim que atendemos e a empresa que ele confiava era a Quality que trabalhou em parceria conosco.

Com a forte recomendação de nossa equipe, conseguimos o contrato, mais um cliente muito satisfeito e uma parceria fortalecida entre nós e a Quality.

Por possuir maior necessidade energética, o projeto do Posto Pachá foi elaborado para cobrir a cobertura do posto e da conveniência localizada ao lado, totalizando uma potência de 45,14 kWp.

A estrutura utilizada para o posto Pachá foi semelhante à utilizada para o Posto Jardim Bonfim. Chamada de “Mini Rail”, este tipo de estrutura foi desenvolvida para garantir a fixação e segurança na fixação dos painéis solares e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de metais, otimizar a logística e o tempo de instalação por trabalhar com perfis metálicos bem menores.

Tecnologia e sustentabilidade andando juntas!

Além de uma redução significativa dos custos com energia elétrica, como podemos ver no comparativo de contas de energia, outra medida importante de se avaliar é o tempo em que o sistema irá levar para se pagar. Para isso elaboramos uma análise baseada em

premissas conservadoras como uma inflação de 4,5% a.a., 25 anos de bandeira verde, taxa de aumento da eletricidade de 6,5% a.a. e uma taxa de degradação de 0,5% a.a.. Para isso calculamos que o sistema irá se pagar em cerca de 3 anos e 3 meses.

TIR em 25 anos: 34,46%
Tempo de Retorno de 3 anos e 3 meses
Redução de 88% dos custos de energia

Potência: 45,14 kWp
Número de painéis Fotovoltaicos: 112
Número de Inversores: 3 

O consumo de energia em postos de gasolina

Postos de gasolina, principalmente aqueles que possuem uma grande loja de conveniência ou oferecem os serviços de abastecimento de GNV possuem um alto custo com energia. Os sistemas de refrigeração das lojas de conveniência, por exemplo são os “vilões” do consumo de postos de gasolina menores.

Por este motivo, a solução de energia solar passa a ser uma saída interessante para os postos de gasolina, podendo ter um impacto significativo para o negócio, com uma redução de até 95% do valor da fatura de energia.

Os postos de Gasolina que atendemos possuíam também um gasto elevado com energia elétrica causados principalmente pelas suas lojas de conveniência.

Ponto crítico – Análise estrutural

A primeira coisa que nos chama a atenção no momento do dimensionamento de um projeto deste tipo é a análise estrutural da cobertura do posto de gasolina. A estrutura de posto de gasolina costuma ser mais esbelta, ou seja, uma estrutura que não ocupe muito espaço físico e que não suporta muito além do seu próprio peso. Por este motivo, a primeira coisa que investigamos é justamente entender se a cobertura do posto é capaz de suportar a carga dos painéis solares que serão instalados.

Para que análise seja a mais confiável possível, não seguimos com nenhum projeto em postos de gasolina sem a avaliação prévia de nossos parceiros da Quality Estruturas (http://qualityestrutura.com.br/). A Quality é uma empresa especialista em estruturas para postos de gasolina e se você é um proprietário de um posto localizado na RMC certamente já ouviu falar do trabalho de confiança deles.

Atenção para a segurança – As normas que devem ser seguidas em postos de gasolina

Este é um ponto de avaliação importante para qualquer empresa que preste serviço para postos de gasolina. Além das normas já conhecidas referente à estruturas e segurança, temos normas específicas para o ambiente de postos de gasolina que devem ser respeitadas. Este é um aspecto muito importante para a equipe de engenharia que vai realizar a instalação em seu posto de gasolina.

O Ebook da Energia Solar para Postos de Gasolina

Para organizar todas as informações necessárias para gestores e proprietários de postos de gasolina que desejam investir em um sistema de energia solar fotovoltaico, elaboramos o Ebook: Energia Solar para Postos de Gasolina!

Faça o download gratuito deste material clicando na imagem abaixo!

 

 

Acesse também:

Capa da matéria: Energia Solar no Agronegócio, mostrando o sistema solar fotovoltaico finalizado.

Case: Energia Solar no Agronegócio

CASE: Energia Solar para Academias

CASE: Conheça o Laboratório de Energias Renováveis da PUC Campinas