5 benefícios da energia solar para clínicas que ninguém te contou

29 abril de 2020

Muitos já sabem que é possível reduzir as despesas de um empreendimento. O que poucos sabem é que os impactos da energia solar para clínicas podem ser muito mais abrangentes do que se espera. Como costumamos dizer aqui na Solstício, energia solar é muito mais que “painéis no telhado”. E os benefícios certamente, também, são muito mais do que apenas a economia na conta de energia.

Para que os benefícios fiquem claros, devemos analisar os impactos de um investimento em todas as áreas da clínica: da parte administrativa até os funcionários.

  1. OS CUSTOS DA CLÍNICA

Todos os anos diversos custos dos empreendimentos são reajustados e com a energia elétrica a história não é diferente. Aliás, infelizmente é pior pois, além dos reajustes, temos a incidência de bandeiras tarifárias, um fator de difícil previsibilidade. Sabemos que este reajuste ora é repassado aos clientes, ora é absorvido pela clínica. Quando a clínica absorve o reajuste a margem de lucro se reduz, para não perder a competitividade.

Esta é uma decisão difícil para qualquer gestor, nós sabemos, mas será que não é possível tomar caminhos diferentes? A troca de lâmpadas fluorescentes por LEDS, processos que evitem o desperdício de energia ou água, ações para reduzir a conta telefônica e, por que não, a instalação de um sistema solar fotovoltaico no telhado da clínica?

Com um bom planejamento financeiro é possível administrar renda, investimentos, despesas, patrimônio e dívidas com o objetivo de realizar metas. O uso de energia solar fotovoltaica garante a previsibilidade do custo da sua conta facilitando esse processo. A previsibilidade ocorre porque a maior parte da energia consumida será produzida pelo sistema de painéis fotovoltaicos instalados e com isso, mesmo que a tarifa seja aumentada o valor da conta de luz não se alterará de maneira brusca. Além disso, o valor adicional cobrado pela bandeira tarifária (nos meses em que ela é vermelha ou amarela) também será reduzido. Isso ocorre pois a cobrança é feita sobre o balanço entre energia consumida e a energia injetada na rede (leia mais sobre as bandeiras tarifárias aqui).

  1. LINHAS DE CRÉDITO PARA EMPRESAS E MÉDICOS

Para os gestores que preferem a opção de financiamento ou que não querem ficar descapitalizados neste período, o financiamento é uma ótima opção. Atualmente possuímos parcerias com Bancos e podemos ajudá-lo neste processo.

Para saber mais sobre linhas de financiamento para empresas, você pode acessar o nosso Guia do Financiamento Solar clicando na imagem abaixo!

Além das linhas de financiamento que abordamos em nosso material, existem ainda algumas linhas específicas para clínicas, médicos e profissionais da saúde.

É importante frisar que, para escolher o financiamento, você precisa conhecer profundamente a gestão financeira da sua clínica e do seu estabelecimento. Depende do seu negócio e gestão qual será a melhor escolha.

  1. INVISTA EM SUA CLÍNICA

Por vezes estamos tão focados em manter o bom funcionamento de nosso negócio que esquecemos de pensar estrategicamente nas melhorias necessárias para que a clínica continue crescendo. Neste caso, a economia e a segurança contra reajustes e bandeiras tarifárias passa a representar uma oportunidade de crescimento para o negócio.

Assim, a energia solar fotovoltaica pode representar a realização de cursos de reciclagem, uma especialização, treinamento de equipes ou no investimento em novos equipamentos!

  1. SEGURANÇA ENERGÉTICA

Para as clínicas que necessitam de uma maior confiabilidade no fornecimento da energia, temos uma solução que protege contra apagões e quedas de energia: A UPS Solar (Uninterruptible Power Supply), ou sistema híbrido. Assim, caso ocorra uma queda de energia, conseguimos evitar por exemplo a perda medicamentos que precisem de refrigeração ou outros equipamentos que necessitam que uma fonte constante de energia.

A proteção ocorre pois assim que o fornecimento de energia da distribuidora é interrompido, o conjunto de baterias é acionado automaticamente. Se a queda de energia ocorrer durante o dia, a autonomia passa a ser ainda maior pois as baterias continuam sendo carregadas pelos painéis solares. Muitos de nossos clientes mal percebem que ocorreu a queda de energia.

Confira neste vídeo o funcionamento do sistema híbrido:

  1. SEJA DIFERENTE

De uma forma geral, as empresas buscam em suas concorrentes ideias para melhorar a sua captação de clientes. Esta ação pode ser positiva, mas se você não mostrar os seus diferenciais, a única forma de conseguir novos clientes será, infelizmente, abaixando o preço.

Como dissemos, a energia solar para clínicas traz benefícios para todas as áreas de sua empresa e uma que não pode ficar de fora é o Marketing. Você já ouviu falar em Marketing Verde?

De forma geral, o Marketing Verde é uma estratégia que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, serviços ou da postura da empresa em relação ao meio ambiente. Ou seja, o Marketing Verde consiste em vender a imagem de que sua empresa tem consciência ecológica.

E ter consciência ecológica é um imperativo dos últimos tempos.

DICA BÔNUS: TRANSFIRA CRÉDITOS PARA TODAS AS UNIDADES DE SUA CLÍNICA

A sua clínica possui mais de uma unidade? Se a resposta for sim, saiba que é possível que você invista em um gerador solar fotovoltaico em uma das clínicas e divida o crédito entre todas as unidades. Isso pode ser feito se todas as unidades possuírem o mesmo CNPJ ou um CNPJ raiz.

Assim, com um investimento mais otimizado, todas as unidades de sua clínica saem ganhando!

Quer saber mais sobre isso? Assista a este vídeo que explicamos melhor.