A energia solar em tempos de Covid-19

A energia solar em tempos de Covid-19

01 abril de 2020

A importância do setor de energia solar fotovoltaica

O setor de energia solar fotovoltaica possui um valor estratégico para o nosso país e representa muito mais do que apenas “painéis no telhado”. Este valor ficou ainda mais claro nesta pandemia do COVID-19 em que nos encontramos.

Os aspectos principais da tecnologia de energia solar fotovoltaica se mostraram substanciais neste momento. A baixa necessidade de manutenção e operação remota das grandes usinas solares são diferenciais importantes. Quando comparamos a termelétricas ou hidrelétricas, a geração de energia elétrica acontece quase que sem interferência humana. Isto reforça a posição estratégica desta fonte limpa de energia como complemento à matriz elétrica brasileira, principalmente no enfrentamento da Covid-19.

Pontuamos ainda a importância de todos aqueles que já aderiram a essa fonte limpa de energia: pequenas, médias, grandes empresas e residências. Todos vocês representam um grande apoio neste momento em que boa parte da população encontra-se em suas residências em home office ou não, pois boa parte do consumo de energia foi deslocado das grandes edificações (onde a transmissão e distribuição é mais concentrada) e se espalhou para as áreas urbanas de todas as cidades (onde a rede de transmissão e distribuição é pulverizada e descentralizada). Neste ponto a energia gerada próximo ao consumidor torna-se uma grande vantagem da energia solar fotovoltaica.

Mas como os nossos clientes ajudam nesta crise?

O seu sistema de energia solar fotovoltaico melhora a qualidade da energia de sua vizinhança, tornando a distribuição melhor equilibrada inclusive para as concessionárias de energia elétrica local. Portanto, o consumo de energia extra em casa será minimizado com o seu sistema fotovoltaico gerando energia para você enquanto trabalha em casa.

Além disso o uso de fontes renováveis de energia reduz a necessidade de acionamento das termelétricas. Esta diminuição acarreta em benefícios diretos na qualidade do ar em que respiramos. A melhora da qualidade do ar representa um benefício direto no auxílio ao enfrentamento de doenças respiratórias, como a Covid-19 que nos assola neste momento.

Com tudo isso em mente nem precisamos mencionar os impacto econômico que estamos passando e que tanto nos preocupa. Apesar disso, seguimos muito felizes pois temos certeza de que o valor gerado para nossos clientes, fornecedores e colaboradores serão um diferencial para o enfrentamento desta crise!

Todos nós da Solstício Energia estamos em Home Office trabalhando duro. Estamos mantendo todos os nossos canais de atendimento abertos e esperançosos de que sairemos mais unidos e mais fortes desta crise!

Os Reajustes Tarifários da Energia Elétrica

10 Curiosidades da Energia Solar

Cuidados ao contratar uma empresa de energia solar

Artigo – Energia Solar Fotovoltaica em Hospitais

 

 

 

 

 

Qual o impacto da Energia Solar Fotovoltaica em empresas?

Case: O laboratório de energias renováveis da PUC Campinas

Qual a diferença entre a energia solar térmica e a fotovoltaica?