5 Benefícios da Energia Solar para o Agronegócio que ninguém te contou

20 fevereiro de 2020

Muitos já sabem que é possível reduzir as despesas de um empreendimento, mas poucos sabem que os impactos da energia solar no Agronegócio podem ser muito mais abrangentes do que se espera. Como costumamos dizer aqui na Solstício, energia solar é muito mais que “painéis no telhado” e os benefícios certamente são muito mais do que apenas a economia na conta de energia.

Para que os benefícios fiquem claros, devemos analisar os impactos de um investimento em todas as áreas do empreendimento: da parte administrativa até a venda da produção.

1. A SAFRA FOI RUIM?

Infelizmente alguns fatores, como a distribuição de chuvas durante o ano, não podem ser controlados por nós e podem interferir diretamente na qualidade da colheita. Uma safra ruim pode representar uma contensão de gastos e uma mudança na rotina de trabalho.

Esta é uma situação complicada para qualquer gestor, nós sabemos, mas será que não é possível tomar caminhos diferentes? Ações que tragam a redução de custos fixos podem ser grandes aliadas em momentos como este. A troca de lâmpadas fluorescentes por Leds, processos que evitem o desperdício de energia, ações para reduzir a conta telefônica e, por que não, a instalação de um sistema solar fotovoltaico?

2. INVISTA EM SEU NEGÓCIO

Por vezes estamos tão focados em manter o bom funcionamento de nosso negócio que esquecemos de pensar estrategicamente nas melhorias necessárias para que continue crescendo. Neste caso, a economia e a segurança contra reajustes e bandeiras tarifárias passa a representar uma oportunidade de crescimento para o negócio.

Assim, a energia solar fotovoltaica pode representar a realização de cursos de reciclagem, uma especialização, treinamento de equipes ou no investimento em novos equipamentos!

3. ESTEJA PRONTO PARA A NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES

Não é de hoje que é notada a mudança do comportamento dos consumidores. O que antes era apenas uma preocupação, hoje já reflete os hábitos de consumo de boa parte da população onde, de acordo com as pesquisas do Google, mais de 40% dos consumidores aceitam pagar mais caro por produtos ou serviços ambientalmente conscientes (o crescimento dos orgânicos é um claro exemplo disso).

Estes números representam não só uma oportunidade de adequação aos novos hábitos do consumidor, mas também ao cenário ambiental global. Ao investir em energia solar fotovoltaica, você melhorará a qualidade da energia elétrica de sua vizinhança, contribuirá para que o nosso país tenha uma matriz energética mais sustentável e para a diminuição das termelétricas no Brasil etc.

Se você quiser saber mais sobre como quem tem energia solar ajuda a todos, é só clicar nesse link.

4. SEJA DIFERENTE

De uma forma geral, as empresas buscam em suas concorrentes ideias para melhorar a sua captação de clientes. Esta ação pode ser positiva, mas se você não mostrar os seus diferenciais, a única forma de conseguir novos clientes será, infelizmente, abaixando o preço.

Como dissemos, o investimento no sistema solar fotovoltaico traz benefícios para todas as áreas de sua empresa e uma que não pode ficar de fora é o Marketing. Você já ouviu falar em Marketing Verde?

De forma geral, o Marketing Verde é uma estratégia que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, serviços ou da postura da empresa em relação ao meio ambiente. Ou seja, o Marketing Verde consiste em vender a imagem de que sua empresa tem consciência ecológica.

E ter consciência ecológica é um imperativo dos últimos tempos.

5. TRANSFIRA CRÉDITOS PARA TODAS AS UNIDADES DE SEU NEGÓCIO

O seu negócio possui mais de uma unidade? Se a resposta for sim, temos uma ótima notícia para você: é possível que você invista em um gerador solar fotovoltaico em uma das unidades e divida o crédito entre todas as outras. Isso pode ser feito se todas as unidades possuírem o mesmo CNPJ ou um CNPJ raiz e se todas forem abastecidas pela mesma distribuidora de energia.

Assim, com um investimento mais otimizado, todas as unidades de sua empresa saem ganhando!

Quer saber mais?

Faça o download do “[Ebook] ENERGIA SOLAR NO AGRONEGÓCIO: APLICAÇÃO E RESULTADOS” e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

5 Benefícios da Energia Solar para o Agronegócio que ninguém te contou

Como funciona a energia solar para o agronegócio?

Porquê o agronegócio deve escolher a Solstício Energia

Quanto custa um Sistema de Energia Solar para o Agronegócio?

 

 

 

 

 

 

 

Capa da matéria: Energia Solar no Agronegócio, mostrando o sistema solar fotovoltaico finalizado.

Case: Energia Solar no Agronegócio

Webinar: Implantação de um sistema fotovoltaico de médio porte

Conheça o Laboratório de Energias Renováveis da PUC Campinas

Cuidados ao contratar uma empresa de energia Solar