Artigo - Energia Solar Fotovoltaica em Hospitais -

Portal Solstício Energia

Artigo – Energia Solar Fotovoltaica em Hospitais


Quais são os benefícios da Energia Solar Fotovoltaica em Hospitais?

Hoje apresentamos aos nossos leitores mais um trabalho de alta qualidade entregue pela Solstício Energia. Nosso dia-a-dia não se resume apenas em projetar e instalar sistemas de energia solar. Nós também trabalhamos ativamente na geração de conhecimento através da publicação de artigos e da pesquisa e desenvolvimentos em tecnologias da área. Apresentamos então um estudo dos benefícios da energia solar fotovoltaica em Hospitais.

No ano de 2016 realizamos um projeto com o Instituto de Pesquisas Hospitalares Jarbas Karman. O projeto se tratou do estudo e da instalação de um sistema fotovoltaico no novo escritório do Instituto. Após a instalação do sistema desenvolvemos o artigo “Sistemas fotovoltaicos conectados à rede: breve histórico e aplicações em ambiente hospitalar”, que foi publicado recentemente. O artigo foi desenvolvido pelo Eng Rafael Kotchetkoff Carneiro, Eng Ana Carolina de Oliveira Sousa, Eng Lucas Teixeira, e Eng Pedro Carneiro

Para saber mais sobre o artigo fizemos uma entrevista com o Sócio Diretor de Engenharia da Solstício Energia, Rafael Kotchetkoff Carneiro. Rafael possui formação técnica em Eletroeletrônica pelo Colégio Técnico de Campinas, graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, participando de programa de Duplo Diploma na Centrale Supélec, na França e é mestrando em Engenharia Elétrica também na Universidade Estadual de Campinas, onde estuda usinas solares de grande porte.

Rafael, como surgiu a oportunidade para o desenvolvimento do artigo “Sistemas fotovoltaicos conectados à rede: breve histórico e aplicações em ambiente hospitalar”?

Esta oportunidade surgiu através das conversas e negociações com nosso cliente, o Instituto de Pesquisas Hospitalares Jarbas Karman, que na época estava de mudança para um novo escritório onde fornecemos o sistema fotovoltaico. Este Instituo possui a revista IPH, com artigos técnicos e informações, voltadas para arquitetura hospitalar.

Como foi o trabalho junto à equipe que desenvolveu o artigo?

O trabalho com a equipe que desenvolveu o artigo foi bem dinâmico, com diversas informações trocadas entre a equipe e os revisores para elaborarmos o artigo mais completo e na linguagem voltada ao público da revista. Também tivemos diversos inputs das informações consideradas relevantes ou não pelos revisores para alinhar as necessidades de fornecimento de informação de qualidade pela revista IPH.

Como foi o trabalho junto ao IPH?

Como já possuíamos a relação prévia como cliente e fornecedor, o trabalho foi muito facilitado e as expectativas foram bem alinhadas desde o começo da elaboração do artigo. Além disso, as reuniões presenciais ganharam também um caráter  de supervisão do sistema fotovoltaico instalado no escritório, onde diversas dúvidas práticas puderam ser sanadas.

Quais são os benefícios da energia solar fotovoltaica para hospitais?

Como descrevi no artigo, são diversos benefícios tangíveis e intangíveis para os hospitais. Temos benefícios através da redução do valor pago na conta de luz, na melhoria do conforto térmico nas áreas próximas ao telhado, além de possíveis integrações entre o sistema fotovoltaico e a redução de consumo de combustíveis fósseis de geradores do Hospital, reduzindo custos, emissões de gases de efeito estufa e aumento da autonomia. Temos também os benefícios para a imagem do Hospital com o uso de energia limpa e renovável e possíveis certificações LEED e ISO 140001, por exemplo. Na Solstício Energia nós já trabalhamos com a instalação em um hospital de grande porte na cidade de São Paulo, onde pudemos ter ainda mais certeza dos benefícios mencionados. Esta instalação contou com 384 painéis e 3 inversores em laje.

 

Sobre o que se trata o artigo apresentado?

Este artigo é um tour completo para os sistemas fotovoltaicos para os projetistas hospitalares: abordamos desde os aspectos de crescimento de mercado de energia solar, passando pelos princípios físicos de funcionamento do efeito fotovoltaico, além de abordar questões mais práticas como cálculo da economia na conta de luz, informações técnicas sobre os equipamentos fotovoltaicos e detalhes técnicos de instalação.

O artigo pode ser lido na íntegra no site do IPH:

http://www.iph.org.br/revista-iph/materia/sistemas-fotovoltaicos-conectados-a-rede-breve-historico-e-aplicacoes-em-ambiente-hospitalar

 

Confira também:

 

Comentários

Comentários