As maiores usinas solares do mundo

21 novembro de 2017

As maiores usinas solares do mundo são projetos ambiciosos que prometem mudar o paradigma energético nos próximos anos.

 

A energia solar é uma das principais fontes alternativas de energia que se espera que ajude a reduzir significativamente nossa dependência de combustíveis fósseis para geração de energia. Nos últimos anos, as usinas solares estão sendo implementadas cada vez mais por muitos países para reduzir as emissões nocivas e aumentar a contribuição de energia limpa para sua matriz energética.

Os combustíveis fósseis finitos e a vasta disponibilidade de luz solar são as forças motrizes por trás da adoção em larga escala da energia solar nos últimos anos. E a energia fotovoltaica não só possui enorme potencial para reduzir o uso de carvão para geração de energia como é a fonte renovável que mais gera empregos no mundo. Além disso, os avanços recentes nas tecnologias de armazenamento de energia aumentaram a confiança na confiabilidade da energia solar.

Confira abaixo as maiores usinas solares do mundo:

5. Kamuthi Solar Power Project – 648MW – India

Foto de uma grande extensão de terra coberta por painéis fotovoltaicos. Tem aparência desértica e a usina ocupa até onde pode-se ver no horizonte. Entre as maiores usinas solares do mundo, essa fica em quinto lugar.

O Kamuthi Solar Power Project apresenta potência de 648MW

Embora tenha sido proposta uma planta solar de 1.000 MW, a capacidade foi posteriormente rebaixada, uma vez que um único trecho de terra não estava disponível para o projeto.

A instalação em Kamuthi, Tamil Nadu, com sua capacidade de 648 megawatts e cobre uma área de 10 km². A estimativa é que a usina solar possa fornecer energia suficiente para atender 750 000 pessoas.

 

4. Longyangxia Dam Solar Park – 850MW – China

Foto de uma grande extensão de terra coberta por painéis fotovoltaicos. Tem aparência desértica e a usina ocupa até onde pode-se ver no horizonte. Entre as maiores usinas solares do mundo, essa fica em quarto lugar.

O Longyangxia Dam Solar Park apresenta potência de 850MW

Localizado na hidrelétrica de Longyangxia no Rio Amarelo, no condado de Gonghe, província de Qinghai na China, o parque solar de 850MW é distribuído em 9.16 km² de terra. Tem capacidade para gerar eletricidade suficiente para alimentar 200 mil famílias. O parque foi construído com um custo de cerca de 6 bilhões de yuans. 
3. Kurnool Ultra Mega Solar Park – 900 MW – India
Foto de uma grande extensão de terra coberta por painéis fotovoltaicos. Tem aparência desértica e a usina ocupa até onde pode-se ver no horizonte. Entre as maiores usinas solares do mundo, essa fica em terceiro lugar.

O Kurnool Ultra Mega Solar Park conta com uma potência de 900MW

O parque solar de capacidade de 1.000 MW ocupa uma área total de 5.932,32 hectares em Panyam mandal do distrito de Kurnool, Andhra Pradesh, na Índia. O projeto está sendo implementado por uma joint venture da Solar Energy Corporation da Índia, da Corporação de Geração de Energia de Andhra Pradesh e da Corporação de Desenvolvimento de Energia Nova e Renovável da Andhra Pradesh. SunPower, Softbank Energy, Azure Power e Adani Power foram as empresas que ganharam contratos para desenvolvera grande usina solar.

 

2. Datong Solar Power Top Runner Base – 1000MW – China

Foto de uma grande extensão de terra coberta por painéis fotovoltaicos. Tem aparência de campo, com muitas colinas, e a usina ocupa até onde pode-se ver no horizonte. Entre as maiores usinas solares do mundo, essa fica em segundo lugar.

O Datong Solar Power Top Runner Base conta com uma potência de 1000MW

Esse projeto de usina solar será feito em três fases. Com a Fase I concluída, a planta apresenta 1GW, sendo que a capacidade total esperada é de 3GW. Entre as maiores usinas solares do mundo, a planta de Datong tem potencial para ocupar o primeiro lugar, uma vez finalizada totalmente. De acordo com as estatísticas do governo, de julho de 2016 a janeiro de 2017, a Datong gerou um total de 870 milhões de watts de eletricidade, equivalente a mais de 120 milhões de watts por mês de geração de energia.

 

1. Tengger Desert Solar Park – 1500MW – China

Foto de uma grande extensão de terra coberta por painéis fotovoltaicos. Tem aparência desértica e a usina ocupa até onde pode-se ver no horizonte. Entre as maiores usinas solares do mundo, essa fica em primeiro lugar.

O Tengger Desert Solar Park conta com uma potência de 1500MW

A usina solar de 1547MW instalada em Zhongwei – Ningxia, é a maior matriz solar do mundo de longe. Pelas grandes proporções, é conhecida como  “A Grande Muralha Solar” na China. O deserto de Tengger é uma região natural árida que cobre cerca de 36.700 km, localizada principalmente na região autônoma da Mongólia Interior na China. A usina cobre 1.200 Km (3,2%) de terra.
Para saber mais sobre a tecnologia, entre em contato com nossa equipe! A Solstício Energia trabalha para descomplicar sua transição para a energia solar.