Ônibus solar atinge 40 mil km em Florianópolis - Solstício Energia

Portal Solstício Energia

Ônibus com energia solar atinge a marca de 40 mil quilômetros rodados em Florianópolis


Imagem do ônibus solar que roda em Florianópolis.

Projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC em parceria com a fabricante de São Bernardo do Campo, Eletra

Começava a circular no dia 20 de dezembro 2016, ainda em caráter experimental, o primeiro ônibus 100% elétrico com tecnologia brasileira, com baterias alimentadas por energia solar fotovoltaica gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O veículo começou a operar experimentalmente em Santa Catarina no trajeto de 25,3 quilômetros entre dois campuses da UFSC, no Sapiens Parque, em Canasvieiras, no norte da ilha, e o Campus Central. O trajeto era composto por quatro viagens, que somavam cerca de 200 quilômetros por dia, com a recarga das baterias feita no laboratório da UFSC, no Sapiens Parque.

O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC em parceria com a fabricante de São Bernardo do Campo, Eletra, responsável também pelo projeto de integração dos equipamentos. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação -MCTI financiou a iniciativa, que custou cerca de R$ 1 milhão. O ônibus tem carroceria Marcopolo Torino Low Entry, os motores elétricos são da WEG e o chassi é um Mercedes-Benz O-500U Elétrico.

Em abril deste ano o ônibus superou a marca de 10 mil quilômetros.

Na próxima segunda-feira, dia 6, com a contagem iniciada agora a partir de março de 2017, o veículo completará 40 mil quilômetros rodados, o equivalente a uma volta completa ao redor da Terra. E sem emitir poluentes.

O projeto evoluiu, assim como aumentou a rodagem do ônibus solar. O veículo faz parte de um projeto denominado “deslocamento produtivo com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica”. E mais que um veículo de transporte, é um ambiente de trabalho, composto de poltronas confortáveis, só transportando passageiros sentados, com duas mesas de reunião em seu interior, com tomadas 220V e USB, além de wi-fi e ar-condicionado.

O veículo elétrico realiza agora cinco viagens por dia (52 quilômetros por viagem do Sapiens Parque à UFSC e retorno, cerca de 5.000 km/mês), prestando serviços gratuitos para a comunidade da UFSC, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC, no Sapiens Parque, no Norte da ilha de Florianópolis.

Assista ao vídeo do projeto:

Fonte: Diário do Transporte

Comentários

Comentários