Almeida França: empresas que acreditam em solar - Solsticio Energia

Portal Solstício Energia

Empresas que acreditam em energia solar


O que não falta para a Solstício Energia são histórias para contar. São muitos os projetos, os clientes marcantes e laços estreitados. É comum até que, em reuniões, horas se passem só com os episódios que contamos de nosso dia-a-dia.

Dessa forma, resolvemos juntar algumas de nossas histórias e alguns de nossos parceiros marcantes e compartilhar com vocês aquelas que tanto nos divertem como nos orgulham.

A Almeida França

O projeto para a empresa Almeida França teve início muito tempo antes do fechamento de nosso contrato. Um dos sócios da Almeida França, o doutor em engenharia mecânica Fernando França, professor e pesquisador por mais de 30 anos na Unicamp, encantou-se com a tecnologia de produção de energia elétrica limpa utilizando apenas a luz do Sol.

A Solstício Energia desenvolveu um contato muito próximo com os professores da Unicamp, não só pelo nascimento na Incamp – a incubadora de empresas de base tecnológica da Unicamp – como pelo fato da maioria da nossa equipe ter se formado nessa universidade. Felizmente são muitos os professores que possuem uma visão como a que o diretor Fernando possuía.

O diretor, incentivador de inovações tecnológicas, trouxe ideia para a empresa visualizando mais uma oportunidade de trazer uma tecnologia inovadora para gerar economia no consumo de energia de maneira inteligente.

A empresa Almeida França possui 29 anos de experiência em engenharia de instalações e gestão e manutenção predial, e a sua visão de “ser uma empresa à frente de seu tempo” chama a atenção.

Aliás, não foi apenas sua visão empresarial que nos chamou a atenção. O compromisso com a sustentabilidade é percebido em seus diversos prêmios em instalações que promovem o uso inteligente da energia e de outros diversos recursos, como o “Prêmio Destaques SMACNA Brasil – 2016”, “Prêmio Destaques SMACNA Brasil – 2015” e o “Prêmio CBIC de inovação tecnológica – Sistema de esgoto a vácuo e mictórios a seco – 2011”, por exemplo.

 

 

Foto da equipe da Almeida França Engenharia.

Dois anos após o primeiro contato, desenvolvemos os primeiros estudos e as propostas para a instalação do sistema fotovoltaico que entraria no pacote de melhorias e investimentos da empresa.

A Almeida França tem como escopo além da engenharia de instalações, a eficiência na utilização de recursos. Assim o plano de instalar painéis de energia solar fotovoltaica e tornar a própria planta mais eficiente estava alinhada com a estratégia e a cultura da empresa.

 

O sistema fotovoltaico

Em meados de 2015 o financiamento foi aprovado e a Solstício foi contratada para realizar a instalação do sistema fotovoltaico em sua sede, na cidade de Brasília – DF. A partir da demanda do cliente, o projeto dimensionado previu um abatimento de 43% na conta de luz. O sistema instalado com potência de 11,25 kWp conta com 45 painéis, 1 inversor, instalações elétricas e de fixação e é conectado à rede.

Com esse projeto são evitadas as emissões de 9,02 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a plantar 64 árvores no mesmo período.

Um fator decisivo no desenvolvimento do projeto foi a limitação da área disponível para instalação dos painéis e o sombreamento. Um galpão de dois andares faria sombra em parte da área prevista para a fixação dos painéis, então o arranjo da instalação teve que ser adequado em três fileiras na posição retrato para que o sombreamento não prejudicasse a eficiência do sistema fotovoltaico.

Além do projeto bem-sucedido, nossa equipe teve a oportunidade de agregar conhecimento em relação às boas práticas em projetos e instalação junto à Almeida França, que conta com anos de experiência nessa área.

“Economicamente, as expectativas em relação à instalação fotovoltaica eram de produção de 50% do consumo médio mensal, e após quase um ano de funcionamento, ela tem sido superada. Com relação à expectativa atribuição de postura inovadora à empresa, os clientes sempre se surpreendem com a tecnologia e acabam sentindo-se motivados a também partirem para a adoção de um sistema como esse.”.

Foto aérea do sistema instalado pela Solstício Energia na Almeida França Engenharia.

 

As relações entre as duas empresas continuam estreitas e este é só um exemplo do nosso trabalho do dia-a-dia.

Nos próximos meses vamos trazer mais histórias e mais clientes de nossa empresa!

 

Comentários

Comentários