Segundo estudo da agência, 161 GW foram acrescidos no ano passado, sendo a maior parte na Ásia e oriunda de fonte solar

A capacidade de geração de energia renovável no mundo em 2016 aumentou em 161 GW, tornando o ano o de maior acréscimo de capacidade instalada em fontes limpas. O levantamento foi divulgado na última quinta-feira (30) pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e compõe o estudo “Estatísticas de Capacidade Energética Renovável 2017”, cuja estimativa é que, no final do ano passado, a capacidade instalada de geração renovável do mundo tenha atingido 2.006 GW, com um forte crescimento da fonte solar.

Os novos dados da Irena mostram que a expansão do ano passado aumentou a capacidade de energia renovável do mundo em 8,7%, com um recorde de 71 GW de energia solar nova liderando esse crescimento. O ano de 2016 foi o primeiro desde 2013 em que a expansão da geração solar ultrapassou a da energia eólica, que aumentou 51 GW. As capacidades de energia hidrelétrica e biomassa aumentaram 30 GW e 9 GW respectivamente, enquanto a da energia geotérmica aumentou pouco menos de 1 GW.

A região que mais acresceu geração renovável em 2016 foi a Ásia, respondendo por 58% das adições registradas entre janeiro e dezembro. Com isso, o continente chegou a 41% da capacidade total instalada renovável no mundo – ou 812 GW. A África instalou 4,1 GW de nova capacidade em 2016, o dobro de 2015. De acordo com o estudo da Irena, a capacidade de energia elétrica renovável fora da rede atingiu 2.800 MW ao final de 2016, sendo cerca de 40% da eletricidade off-grid vindo de energia solar e 10% pela energia hidrelétrica.

Fonte: Agência CanalEnergia

Leia também:

Ilustração de fundo azul claro com três círculos concêntricos em três tons diferentes de amarelo, em degradê. Dentro do círculo, o texto "O futuro brilhante da energia solar fotovoltaica". Link para o post sobre mitos da energia solar.

Os avanços da energia solar no último ano

Miniatura de um gráfico com um quadro roxo escuro na porção esquerda da imagem no qual se lê "A energia solar fotovoltaica é a renovável que mais cresce" em branco.

Relatório traz otimismo ao mercado de energia solar fotovoltaica

 

Post a comment

Your email address will not be published.

Veja também