Cuidados ao contratar uma empresa de energia solar - Solstício Energia

Portal Solstício Energia

Cuidados ao contratar uma empresa de energia solar


Ao procurar pela internet não é difícil encontrar sistemas fotovoltaicos a preços baixíssimos. É só escolher os equipamentos e chamar alguém para instalar, correto?

Na verdade não é bem assim.

O ano de 2016, principalmente o mês de julho, foi marcado por fortes rajadas de vento na cidade de Campinas. Ainda assim, no monitoramento diário ficou claro que as instalações da Solstício Energia permaneciam estáveis e funcionando, assim como previsto em nossas simulações. Logo após esses  episódios recebemos o contato de um cliente que solicitava uma consultoria para a manutenção do sistema fotovoltaico de sua residência. Seus painéis haviam se desprendido do telhado e caído no terreno vizinho.

Após as rajadas de vento, o conjunto de 6 painéis fotovoltaicos instalados em seu telhado foram encontrados caídos 6 metros abaixo de sua posição inicial. Dois deles estavam estilhaçados.

Figura 1 - Sistema comprometido

Figura 1 – Sistema comprometido

A equipe de engenharia da Solstício analisou o estado do sistema e chegamos à conclusão de que o sistema havia caído por conta da incorreta instalação dos painéis. Além disso, o sistema não poderia ser conectado a rede, pois os equipamentos utilizados não possuíam certificação do Inmetro. Dentre a extensa lista de irregularidades, a fixação incorreta dos painéis com a utilização de um produto semelhante ao silicone nos chamou atenção.

Após a análise e o levantamento das irregularidades, o cliente nos contratou para a readequação e instalação de seu novo sistema. Hoje o sistema já está em funcionamento e regularizado de acordo com as leis e normas vigentes.

Esse não foi o primeiro cliente vítima de uma incorreta instalação de painéis que a Solstício Energia atendeu. Clientes com painéis sofrendo sombreamento e com a instalação mal feita entraram em contato conosco para a readequação de seus sistemas.


Mas fica a pergunta: E se a escolha da empresa tivesse sido mais cuidadosa?
Não valeria a pena?

Figura 2 – Sistema corrigido e instalado pela Solstício Energia

Figura 2 – Sistema corrigido e instalado pela Solstício Energia

 

Crescimento do setor de energia solar fotovoltaica

O grande aumento no número de empresas no ramo de energia fotovoltaica trouxe um número considerável de empresas despreparadas. A realização do projeto de um sistema fotovoltaico requer o estudo do local de instalação, de sombreamento, incidência de radiação, entre outros fatores. E isso não vale só para grandes projetos, vale também para pequenos projetos em residências.

Dessa forma o projeto é feito de acordo com as reais necessidades do cliente. Um projeto bem feito pode significar uma diminuição no investimento e uma expectativa correta de funcionamento do sistema e geração de energia. Sistemas com a instalação correta e equipamentos de qualidade têm uma vida útil muito maior, durando no mínimo 25 anos!

Riscos e cuidados

Um sistema fotovoltaico bem projetado e que siga todas as normas de segurança, oferece baixíssimos riscos para o consumidor. Apesar disso, infelizmente, sabemos que nem todas as instalações são feitas da forma correta.

Elaboramos algumas simples medidas que podem ajudar na escolha de uma empresa para a instalação do sistema solar fotovoltaico.

infográfico explicando alguns dos cuidados necessários ao escolher uma empresa de energia solar.

 

 

Quer mais informações? Entre em contato com nossa equipe!

Leia também:

solsticio-sistconectado

Sistemas Fotovoltaicos para Residências

resid-1

10 Perguntas Mais Frequentes

inversor-solsticio-energia

O Que Você Precisa Saber Sobre o Inversor Solar

painel-solsticio-energia

5 Coisas Para Saber sobre Paineis Solares

 

 

 

 

 

Comentários

Comentários