Foto de uma grande área desértica com o céu bem azul. Uma usina fotovoltaica com muitos paineis ocupa parte dessa área.

TI Verde: Gigantes apostam em energia solar fotovoltaica

17 abril de 2014

A energia solar fotovoltaica em breve será a principal fonte de eletricidade para gigantes mundiais da tecnologia.

 

As grandes empresas de tecnologia deram o pontapé inicial para um funcionamento 100% sustentável. Em busca de reduzir sua pegada de carbono e se proteger das oscilações de preço no mercado energético,  empresas como Microsoft, Intel, Apple e Google investem centenas de milhões na produção de energia renovável.

Foto de uma grande área desértica com o céu bem azul. Uma usina fotovoltaica com muitos paineis ocupa parte dessa área.

Planta fotovoltaica em San Bernardino, Califórnia (Fonte: Blog Google Green)

O mais recente investimento da Google foi em novembro de 2013. Foram de 80 milhões de dólares exclusivamente para projetos de energia solar fotovoltaica distribuídas pelo estado da Califórnia e Arizona. São usinas gigantescas, com capacidade combinada de 106MW. A empresa, que hoje tem 34% de seu consumo elétrico total vindo de fontes renováveis, tem trabalhado arduamente também na eficiência energética de suas instalações: um datacenter da Google consome 50% menos eletricidade que um datacenter comum.

A Microsoft é a segunda empresa que mais consome energia verde nos EUA (A primeira você verá em breve), tendo 80% do seu consumo proveniente de fontes renováveis. O comprometimento da  empresa com energia renovável é mais antigo: em abril de 2006 ela lançou um projeto pioneiro no vale do silício, produzindo 480kW de eletricidade em sua sede, com 2300 painéis . Naquele ano, o custo total de um sistema fotovoltaico era duas vezes maior do que se encontra hoje.

Foto de uma área com vegetação rasteira, alguns canais de água e, ao fundo, algumas colinas. Ocupando a área estão diversos paineis fotovoltaicos organizados em fileiras, compondo uma usina solar.

A Apple não fica atrás. De 2011 para 2012 a empresa alcançou um aumento incrível de 40% na participação de energia renovável em seu consumo elétrico total. Hoje, mais de 75% de toda a eletricidade consumida pela Apple vem de fontes renováveis. Em 2012, a empresa inaugurou um novo data center, com certificação ambiental LEED Platinum, e tendo como uma das fontes de energia a maior usina fotovoltaica privada do planeta, com capacidade de 20MW (50 vezes maior que a usina da Microsoft citada anteriormente!)

 

A CAMPEÃ DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A campeã em volume é a Intel, em que 100% de todo seu consumo elétrico, 3,81 Bilhões de KWh/Ano (equivalente ao consumo de cerca de 1,6 milhão de residências!), são provenientes da compra de energia verde gerada por terceiros e de produção própria fotovoltaica.

Com a evolução da tecnologia e eficiência do sistema fotovoltaico, é fácil inferir que nos próximos anos o setor de TI não será mais o único a adotar a tecnologia em larga escala. Exemplos pontuais existem no varejo dos EUA, como as rede Kohl`s e o supermercado Whole Foods Market, e mostram os benefícios e viabilidade do sistema.

Ficou interessado? Quer saber os passos da instalação de um sistema fotovoltaico em sua empresa ou residência? Clique aqui e entre em contato!
Fontes :