BB Agro Energia espera liberar R$ 2,5 bilhões e vai beneficiar pessoas físicas , jurídicas e cooperativas

Da Agência CanalEnergia – O Banco do Brasil lançou o BB Agro Energia, um novo programa de linhas de financiamento voltado para o uso de energia renováveis no meio rural, tanto para pessoas físicas, jurídicas e cooperativas. A estimativa é que ela libere R$ 2,5 bilhões em 2017. O programa vai possibilitar a instalação de placas fotovoltaicas, aerogeradores ou biodigestores nos terrenos de modo a reduzir os custos de produção, transformá-los em autoprodutores, transferência de tecnologia ao campo e ampliação dos negócios com o setor agropecuário.
As linhas que englobam o programa são as seguintes: FCO Rural, Inovagro, Investe Agro e Pronamp, para a agricultura empresarial; Pronaf Eco, para a agricultura familiar; e Pronaf Agroindústria e Prodecoop, para cooperativas agropecuárias. As taxas variam de 2,5% até 12,75% ao ano e o prazo médio de 10 anos. O financiamento rural pode ir até 100% do projeto.

De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia, o programa representa uma evolução para o financiamento da fonte, uma vez que o BB Agro Energia é completamente direcionado para o setor agrícola, além de ser uma ação coordenada. “O programa tem abrangência nacional, agora o foco é o agronegócio brasileiro. Isso é muito sinérgico”, afirma. O aspecto da sustentabilidade no campo também foi elogiado pelo presidente da associação. Ele também lembrou que A Absolar vem há dois anos debatendo com banco a implantação de linhas de crédito para o setor. A associação também atua junto ao banco para a abertura de uma linha de financiamento para consumidores na área urbana.

Áreas como suinocultura e avicultura, que tem consumo de energia bastante elevado poderão se beneficiar das linhas. Para obter o financiamento rural, é necessário que os projetos devam ter até 1 MW. O financiamento também poderá contemplar equipamentos que vão atuar de forma isolada em uma propriedade, não precisando estar conectado à rede.

 

Leia também:

Ilustração com fundo laranja. No lado esquerdo, um saco de dinheiro da cor azul, algumas moedas amarelas e um cofre de porquinho também amarelo. Ao centro, uma seta indicando para a direita. Do lado direito, três paineis fotovoltaicos sobre uma grama verde. Link no post sobre financiamento rural

Linhas de Financiamento para Sistema FV

Capa de fundo laranja em 3/4 da foto e 1/4 de fundo branco. Na parte laranja temos o texto

Entenda: ICMS e a Energia Solar

Miniatura com três retângulos: um roxo escuro, um laranja e um amarelo. Em cada um deles háa especificação de um projeto diferente da Solstício, mostrando número de paineis, potência, impacto ambiental, etc. Link no post sobre linhas de financiamento rural.

10 razões para investir em energia solar fotovoltaica

Post a comment

Your email address will not be published.

Veja também